Franklin de Freitas – Principal vestibular do Paraná será em 10 de janeiro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, nesta quarta-feira (20), o adiamento do vestibular 2020/2021 da instituição devido às condições decorrentes da pandemia da Covid-19. A nova data da prova objetiva do vestibular fica agendada para o dia 10 de janeiro de 2021.

O conselho decidiu ainda, seguindo a proposta do Núcleo de Concursos, estabelecer o dia 10 de agosto como data máxima para confirmar ou postergar a data, de acordo com a evolução da pandemia. Outras datas referentes ao processo serão divulgadas posteriormente.

Instituições de ensino superior particulares e públicas estão com as aulas suspensas desde a semana do dia 16 de março.

Mas o vestiular da UFPR não foi a primeiro a ser prejudicado pela pandemia. Na segunda-feira (18), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) comunicou o cancelamento do Vestibular de Inverno 2020. As vagas deste concurso serão ofertadas no Vestibular de Verão. O período de inscrições será de 1º de setembro a 15 de outubro, com provas em 6 e 7 de dezembro.

A Unviersidade Estadual de Maringá (UEM) também suspendeu o Vestibular de Inverno 2020 e ainda não há novas datas de inscrição e provas deste processo seletivo.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) suspendeu o calendário do Vestibular 2021. Uma nova data depende da definição do calendário do ensino médio no Paraná.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) também deve ter mudanças no seu concurso, e que devem ser comunicadas em breve.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) não realiza vestibular. O acesso é feito totalmente pelo Sisu, que depende da nota do Enem. Na semana passada a instituição autorizou a implantação de aulas remotas a serem definidas pelos departamentos.