Franklin de Freitas

O juiz Jailton Juan Carlos Tontini, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, acatou pedido de liminar da Associação de Bares e Casas Notunas (Abrabar) para reabertura de bares na capital mesmo durante a bandeira laranja para Covid-19. Só poderão abrir os bares que têm alvará secundário para restaurante. Na prática, eles poderão abrir, mas no horário permitido para restaurantes, ou seja, segundo o último decreto da Prefeitura de Curitiba, até às 22 horas, de segunda a sábado e após esse horário e aos domingos, podem funcionar apenas na modalidade delivery e drive-thru. Pela decisão da Justiça, os bares também só poderão servir bebida alcóolica acompanhada de refeição. A Prefeitura de Curitiba só vai se manifestar sobre a liminar quando for informada da decisão judicial.

Veja a decisão na íntegra

“Nossa luta é pela justiça com estes estabelecimentos, porque esses bares têm alvará secundário podem servir refeição, eles têm porção, lanche e até pratos, e não estavam podendo. São mutos dias fechados, eles precisam abrir para sobreviver.  Queremos fazer tudo direito, seguindo as regras do jogo, ou seja, o que o alvará permite. O que estava acontecendo é que fiscais estavam fechando os bares mesmo com alvarás secundários. Claro, que vamos trabalhar todas as indicações da vigilância sanitária e cuidados”, afirmou o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, em entrevista ao Bem Paraná. De acordo com ele, os bares já devem começar a abrir nesta quinta (6). 

Aguayo lamentou que a Prefeitura tenha negado o pedido da associação para que os restaurantes abrissem no Dia dos Pais, no próximo domingo (9): “Nós queríamos muito trabalhar no domingo Dia dos Pais. Precisamos recuperar o bom senso no meio da pandemia. Os parques todos cheios e os estabelecimentos sofrendo. O que vai acontecer é que muitos locais vão abrir no domingo no peito, principalmente na periferia, correndo risco”.