Henry Milleo – Prateleiras no Muffato já expõe o panetone desde o começo do mês

A três meses do Natal, os panetones começam a chegar às prateleiras dos supermercados de Curitiba. O produto é um dos alimentos mais tradicionais dessa época e um levantamento realizado em 2018 pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) indica que o panetone já está em 53% dos lares no país.

O varejo aposta em vendas até 10% maiores neste ano, frente às registradas no ano passado, caso da rede Muffato. Segundo a Abimapi, a venda de panetones cresceu 13% em 2017, totalizando 39 toneladas e um faturamento de R$ 600 milhões para a categoria.

Com base nessa consolidação do mercado durante o período natalino, a fábrica de panetones da marca Parati, por exemplo, aumentou em dois dígitos o volume de produção em relação a 2018 para atender à crescente demanda dos seus clientes.

Como 25% das compras de panetone são destinadas a presentear amigos e familiares, a Parati aposta em novas embalagens com design mais presenteável. Os produtos estão disponíveis em formatos caixa e bag e em três sabores — tradicional, chocolate e brigadeiro.

Tradicionalmente um produto típico natalino, nos últimos anos os panetones são vendidos em outras meses. Como agora, mesmo em setembro, com o produto tomando as prateleiras de supermercados com diversas marcas, preços e tamanhos.