As crianças estão de férias e, apesar da colônias de férias oferecidas e dos parques infantis, chega uma hora que os programas fora de casa começam a cansar. O jeito é pensar em brincadeiras que possam motivar os pequenos a se movimentar e deixar de lado o computador ou a TV de lado.

Além do mais, brincar é uma atividade necessária e que faz muito bem para as crianças e também para os adultos. A lista elaborada incluiu sugestões para fazer o tempo passar em um instante. Há ideias até mesmo para os dias de chuva, quando os pequenos ficam inquietos por não poderem sair de dentro de casa. As sugestões são bastante fáceis e podem ser desenvolvidas no quarto, na sala, no quintal, no condomínio do prédio ou qualquer outro espaço.


Brincadeiras para as férias

1 História em quadrinhos
Os gibis fazem parte das lembranças de infância de muitos adultos. Então, que tal brincar de desenhar tirinhas com as histórias criadas pelos pequenos? O primeiro passo é pensar nos personagens e dar nomes eles para depois criar enredos curtinhos.

2 Banho de chuva
Férias de verão combinam com chuva. E chuva, em Curitiba, não tem faltado nos últimos dias. Começou a pingar e está calor? Então, vale chamar as crianças e deixá-las livres para brincar e correr.

3 Aplicativos, jogos online e sites educativos
Toda família sabe que é importante controlar o tempo das crianças em frente às telas do computador e dos tablets, mas não dá para negar que elas adoram brincar com os aplicativos e jogos online disponíveis. A dica é tirar proveito desta preferência e promover breves competições entre as crianças e os pais.

4 Sessão de cinema
Organizar uma sessão de cinema com pipoca e tudo o que eles têm direito é uma outra sugestão. Vale perguntar para os filhos quais colegas da escola, dos primos e dos vizinhos que ele gostaria de chamar a para a sessão.

5 Brincadeiras clássicas
Pular corda e elástico, rodar bambolê, brincar de esconde-esconde e pega-pega. Essas brincadeiras clássica da infância também podem deixar mais divertidas as férias da garotada. Elas agradam e nunca saem de moda e podem ser feitas dentro e fora de casa.

6 Guerra de bexigas
Em dias de chuva, recolher água com ajuda da criança pode ser uma boa forma de preparar uma outra bricandeira para quando o sol aparecer. A água pode ser usada para encher bexigas para divertir a garatoda durante uma guerra de balões. Quem mora em condomínio, pode pedir autorização para brincar na quadra do prédio. Assim ninguém vai reclamar, pois toda a garotada pode participar. Os pais vão agradecer.

7 Arte com argila
As brincadeiras com argila podem durar um dia inteiro. O importante é separar um espaço onde a sujeira seja fácil de ser removida. Modelar a argila pode ser bem divertido, além de ajudar a aclamar os ânimos. Como a argila é fresquinha essa atividade também combina com dias quentes. Depois que a argila secar, os objetos podem ser pintados com tinta guache.

8 Cozinhando em família
Segundo nutricionistas a melhor forma de ensinar a importância da boa alimentação é levar os pequenos, desde cedo, para a cozinha. A ajuda para separar os ingredientes de um bolo ou de bolachas, untar e enfarinhas as formas e até dar forma as bolachas pode ser compartilhada com os pequenos sem oferecer riscos. Para os maiores, vale dividir algumas tarefas, por e retirar a mesa, preparar as saladas. Se os pais trabalham fora, podem pedir para os filhos separarem os ingredientes do prato que será feito (pizzas, hamburguers, saladas de fruta, etc).

9 Piquenique
Curitiba tem muitos parques e, com os dias de sol, fazer um piquenique pode ser uma boa desculpa para tirar a criançada de dentro de casa. Vale chamar os primos e vizinhos. As crianças podem ajudar a preparar os quitutes e os convidados também colaboram levando os alimentos e bebidas que mais gostam para compartilhar com os colegas.

10 Brincando de teatro
Para estimular a criatividade das crianças o teatro pode ser uma boa saída. Meias velhas podem servir de material para fazer fantoches. As crianças podem criar os personagens e, para contarem as histórias, vale ajudar a criar as fantasias com roupas de toda a família. Dá até para improvisar um palco no quintal ou na sala.

11 Brinque de fazer roupas
Uma sugestão é brincar de fazer tie-dye (camisetas hippies cheias de cores). Para isso, basta comprar tintas para tecido e seguir as instruções. Para deixar a brincadeira mais divertida pode-se criar roupas com jornais, tecidos, caixas e o que mais a criatividade permitir.

12 Prepare um desfile de moda
Com as criações próprias ou com combinações do guarda-roupa (da criança ou dos pais), a graça é fazer um evento e pensar em tudo. Local, decoração, figurinos, modelos, trilha sonora, maquiagem e penteado.