Divulgação/Paraná Clube/Rui Santos – Christianno

O lateral-esquerdo Christianno, 29 anos, analisou o impacto da pandemia da Covid-19 no calendário do Paraná Clube. Os jogadores passara a treinar em casa nessa semana e não têm previsão de retorno aos trabalhos presenciais, nem partidas agendadas. “Eu acho que fica um pouco complicado até pela volta. Se parar tudo, a gente não consegue treinar, vai zerar tudo de novo e até conseguir encaixar tudo de novo o futebol como tem que ser vai ser difícil. Mas a gente precisa ter noção e acatar a ordem que tiver que acontecer”, declarou o jogador, que foi revelado na base do Flamengo e que foi titular do Vasco na temporada 2015.

“O benefício é que tem mais tempo de treinar, mas não quer dizer que o resultado vai vir. Jogo é diferente de treino. Com jogos, a intensidade é maior, a posse de bola é diferente e os 90 minutos obrigam a ter valências diferentes dos treinos. A gente fica nessa incógnita de não ter os jogos marcados, porque o jogo é que reflete o trabalho. Tem que ter sabedoria, paciência e trabalhar para fazer um bom espetáculo quando tiver a marcação dos jogos”, disse o jogador. “É um momento que o país está vivendo. A gente, no futebol, vem conversando, tendo informações. É complicado, uma situação que pessoas vêm sofrendo com Covid-19, mas também precisa ver que pessoas que se pararem, dependem de muita coisa. Precisa ver os dois lados, fica triste pelo momento do país, mas a gente sabe que no futebol a gente é testado duas vezes na semana”, afirmou.

Em relação à preparação do Paraná, Christianno acredita que uma sequência de jogos será essencial para o time encontrar o caminho na temporada. “A gente sabe que o torcedor quer o resultado imediato, não querem previsão se tem uma semana, dez dias. Foram 45 dias que a gente pôde trabalhar a parte que o professor Maurílio nos passou e assimilar um pouco. É um grupo novo, mas de qualidade. Com o decorrer dos jogos, nós vamos implantar a nossa maneira para melhorar a cada dia”, declarou.