Valquir Aureliano – Após ficar no 0 a 0 no atletiba

Em recuperação no Campeonato Brasileiro, há quatro jogos sem perder e sem tomar gols na competição, o Athletico Paranaense enfrenta neste domingo, às 16 horas, o São Paulo na Arena da Baixada. O desafio contra o líder e também melhor ataque da liga, com 49 gols em 29 jogos, será também uma oportunidade para a equipe comandada por Paulo Autuori se aproximar da disputa por uma vaga na próxima Copa Libertadores.

Com 38 pontos conquistados, o Furacão hoje ocupa a 11ª colocação do Brasileirão. São nove pontos de distância em relação ao Bahia, 17º e primeiro time na zona de rebaixamento, e cinco de diferença para o Fluminense, sétimo colocado. O n´mero de vagas para a principal competição continental por meio do Brasileirão, contudo, pode chegar a oito neste ano.

Isso porque Palmeiras (sexto colocado) e Grêmio (quinto) ainda disputam a final da Copa do Brasil. Se o vencedor da competição ficar entre os seis primeiros, o G6 irá se tornar G7. Mas ainda tem a final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Santos (9º no Brasileirão). Se o campeão da América do Sul também ficar entre os seis primeiros do Brasileirão, o G6 poderá se tornar ainda em G8, aumentando as chances de o Athletico entrar na briga por uma vaga na competição cointinental.

Para que o sonho comece a se tornar mais palpável, porém, é preciso que o Furacão continue fazendo a sua parte dentro de campo. E a boa notícia é que o time terá dois importantes reforços para o confronto contra o time do Morumbi, com os retornos de Nikão e Renato Kayser (suspensos contra o Coritiba). Além deles, o lateral Jonathan e o meio-campista Christian também podem ganhar uma vaga no time principal, nos lugares de Khellven e Lucho Gonzáles. Por outro lado, Márcio Azevedo e Erick seguem em recuperação no Departamento Médico (DM).

Tricolor tem desfalque importante em jogo que pode valer a liderança

Para o São Paulo, cada partida a partir de agora pode representar a conquista ou a perda do título de campeão brasileiro. Com três pontos de vantagem em relação ao Internacional (56 contra 53 pontos), a equipe de Fernando Diniz precisa voltar a vencer após tropeçar contra o Santos (0 a 1) e contra o Bragantino (2 a 4).

O desafio na Arena da Baixada, contudo, não será fácil. Além de pegar uma equipe em ascensão, o Tricolor também terá um importante desfalque: o atacante Luciano, que ficou fora de treinos durante a semana e deve ficar fora também da partida no domingo.

Dessa forma, a tendência é que o meio-campista Tchê Tchê entre no time titular, que contará também com o retorno do zagueiro Bruno Alves, que cumpriu suspensão no clássico contra o Peixe.

Athletico-PR x São Paulo

Athletico: Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian (Fernando Canesin), Léo Cittadini e Carlos Eduardo; Nikão e Kayzer. Técnico: Paulo Autuori
São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Tchê Tchê e Brenner. Técnico: Fernando Diniz
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR), domingo (17) às 16 horas