Publicidade
Dia da Árvore

Curitiba lança o desafio das 100 mil árvores

(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

Curitiba reforça a batalha contra as mudanças climáticas no mundo e faz isso junto com a população. Nesta sexta-feira (20/9), a Prefeitura lançou o Desafio 100 mil Árvores, que tem o objetivo de incentivar o plantio desta quantidade de mudas na cidade no período de um ano.

A ação é alusiva ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e tem como objetivo reforçar a luta contra as mudanças climáticas no planeta terra. O lançamento da ação aconteceu no Bosque Túlio Vargas, na CIC, onde foram plantadas as primeiras 1.380 árvores do desafio.

“A árvore nos faz viver”, disse o estudante Pedro Miguel Reis da Silva que fez o primeiro plantio com o prefeito Rafael Greca, também acompanhado da menina Lauane Bandeira, os dois de 10 anos.

Para a coordenadora do projeto Plant For The Planet Curitiba, Marina Julião, ver o plantio simultâneo de mais de mil árvores e o início de um desafio como esse é um sonho realizado. “Há tempos queríamos um evento desse porte para que as crianças entendam e multipliquem a importância das árvores, é uma alegria gigantesca”, comemorou.

“A gente está plantando para poder respirar e ter um mundo melhor, é marcante”, disse a aluna participante do Plant for The Planet, Rayane Oliveira, 10 anos, mostrando que está aprendendo a lição.

Após os plantios, os estudantes da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado e do CMEI Moradia Augusta marcaram a participação, carimbando as mãos com tinta verde em um papel kraft.

Participaram da ação, também, os superintendentes da Secretaria do Meio Ambiente, Ibson Martins de Campos e Reinaldo Pilotto; diretores, servidores da secretaria e o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji. Os vereadores Edson do Parolin e Beto Moraes também acompanharam.

Junto com a comunidade da Regional CIC, prestigiaram o plantio os administradores regionais de Santa Felicidade, Simone das Chagas Lima; do Boqueirão, Ricardo Dias; do Portão, Gerson Gunha; da Matriz, Dirceu de Matos; do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; e do Boa Vista, Janaína Gher.

Como funciona?
Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entrarão na conta das 100 mil Árvores. Os munícipes interessados em participar poderão retirar mudas produzidas pelo município no Horto Municipal da Barreirinha ou adquirir as suas próprias.

Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequadas para o local.

“Nas áreas públicas precisamos levar em consideração o espaço disponível e a ocorrência de fios da rede elétrica”, explica o diretor de Produção Vegetal da Secretaria, José Roberto Roloff. Em via pública, Curitiba conta com cerca de 320 mil árvores.

Registro
A participação no Desafio 100 mil Árvores poderá, em breve, ser registrada pelo site 100milarvores.com. Com um cadastro de perfil, vai ser possível acompanhar a localização dos plantios de cada cidadão.

Indústrias, empresas e associações interessadas em colaborar poderão também fazer seus registros na plataforma.

Bem cuidado
Palco do lançamento, o Bosque Túlio Vargas vem recebendo melhorias por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Trabalhos de manejo da arborização promovem o reflorestamento do local com árvores nativas.

O diretor de Parques e Praças, Jean Brasil, lembra que as espécies nativas só trazem vantagens. “Elas são próprias para o solo e para o clima, oferecem alimento, abrigo para fauna e ajudam a preservar a água”, conta.

Nos últimos dois anos, cerca de 250 mudas foram plantadas no local e a previsão é de mais mil plantios, com ênfase em araucárias. Já fazem parte do bosque espécies como pitangas, araçás, ipês amarelos, sibipirunas, dedaleiros, ervas-mate e jerivás.

A unidade de conservação também tem asfalto novo, pintura de equipamentos e playground renovado com troca de areia. Foram implantados também 15 novos bancos e lixeiras.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES