Valquir Aureliano – Técnico Matheus Costa

O Paraná sonha em conseguir um lugar no G4 da Série B. Mas para que esse sonho se torne realidade, a equipe comandada por Matheus Costa terá de dar uma ‘mãozinha’ ao rival Coritiba, que também está na briga pelo acesso. É que amanhã o time encara em Belo Horizonte o América-MG, rival direto da dupla Paratiba na briga por um lugar na Primeira Divisão. E para o Tricolor, é ‘vencer ou vencer’ para a chama da esperança permanecer acesa e a equipe conseguir alguma tranquilidade nesta reta final de campeonato.

Na última sexta-feira, em entrevista coletiva, o técnico Matheus Costa desabafou sobre a pressão dos torcedores e as críticas de que tem sido alvo. “Quando eu cheguei aqui, muita gente falou que ia brigar para não cair. Desde que eu cheguei, tenho ouvido muitas críticas, muitas mesmo. Não só com relação a mim, e pouca gente sabe o que eu venho fazendo por este clube. Muita gente fora do contexto interpreta e julga sem saber o que acontece aqui dentro, e eu venho escutando isso todo dia e isso só me dá mais força para atingir este objetivo aqui dentro. Poucas pessoas sabem o quanto eu me dedico e o que eu faço aqui dentro deste clube”, comentou Matheus Costa.

“Nossos 41 atletas estão com vontade de conseguir o acesso. Sei que tem um grupo grande de torcedores que me apoiam, mas muitos que não. Considero inadmissível o campeonato todo, o Paraná Clube sempre a dois ou três pontos do G4, vir jogar na Vila Capanema e ter faixa ‘fora Matheus’”, completou.

Com 47 pontos conquistados em 32 rodadas, o Paraná ocupa hoje a sétima colocação da Série B, com 12,9% de chance para se classificar à elite do futebol brasileiro. Já o América-MG, com 49 pontos, está em quinto lugar, dois pontos atrás do quarto colocado, o Atlético-GO, e com probabilidade de acesso em 46,6%. As estatísticas são do site Probabilidade no Futebol.

Para o jogo no Independência, que acontece nesta terça-feira a partir de 20h30, a grande vantagem paranista será o fator físico. O técnico Matheus Costa e seus comandados jogaram na última segunda-feira contra o Londrina (vitória por 1 a 0 na Vila Capanema) e tiveram oito dias para se preparar. O Coelho, por sua vez, entrou em campo no último sábado e tropeçou em casa contra a Ponte Preta (0 a 0).

Do lado paranista, a promessa é de luta até o fim para conseguir o acesso. “Muitos falaram que a gente brigaria para não cair. Nós estamos, na competição inteira, brigando contra equipes que têm orçamento três, quatro ou cinco vezes maior, que têm bicho em vestiário pós-jogo três, quatro ou cinco vezes maior. Nós, com essas dificuldades, estamos jogando de igual para igual com todo mundo. Poucos estão acreditando nisso. E muitos não acreditam no nosso acesso, mas vamos continuar brigando”, declarou.

Histórico

Historicamente, a vantagem dos mineiros jogando em seus domínios é grande. De acordo com o site Histórico de Resultados do Paraná Clube (historicoprc.com.br), o Tricolor enfrentou o Coelho na condição de visitante em 12 ocasiões. Foram cinco derrotas, seis empates e apenas uma vitória. Curiosamente, porém, essa vitória veio no ano passado, quando as duas equipes disputaram e foram rebaixadas na Primeira Divisão.

Na ocasião, o técnico Dado Cavalcanti montou um time repleto de garotos para o Tricolor, que já estava rebaixado àquela altura – a partida foi disputada em 10/11/2018 e era válida pela 33ª rodada da Série A. O triunfo paranista, garantido por um gol solitário de Andrey, culminou também na demissão do técnico Adilson Batista da equipe mineira.

Histórico de confrontos entre América-MG x Paraná
(jogos em que o Paraná era o time visitante)

18/11/1990: América-MG 1 x 0 Paraná (Série C)
29/03/1992: América-MG 0 x 0 Paraná (Série B)
07/06/1992: América-MG 0 x 0 Paraná (Série B)
06/10/1993: América-MG 2 x 2 Paraná (Série A)
12/08/1998: América-MG 2 x 0 Paraná (Série A)
14/08/2010: América-MG 1 x o Paraná (Série B)
04/09/2012: América-MG 0 x 0 Paraná (Série B)
05/07/2013: América-MG 2 x 2 Paraná (Série B)
15/07/2014: América-MG 1 x 0 Paraná (Série B)
04/08/2015: América-MG 2 x 0 Paraná (Série B)
21/10/2017: América-MG 1 x 1 Paraná (Série B)
10/11/2018: América-MG 0 x 1 Paraná (Série A)

Resumo do histórico paranista jogando como visitante contra o Coelho

Vitória: 1
Empates: 6
Derrotas: 5
Aproveitamento: 25%
Gols marcados: 6
Gols sofridos: 12
Saldo de gols: -6