Franklin de Freitas

O Paraná Clube divulgou ontem (31 de março), em seu site oficial, uma nota revelando que, para sobreviver, terá de cortar os gastos nesta temporada em 50% na comparação com 2020. Segundo a diretoria do clube, a medida é necessária por conta dos impactos da pandemia na entrada de dinheiro para a instituição e também por conta dos fracos desempenhos esportivos no último ano, quando o Paraná caiu da Série B para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Na nota oficial, o Paraná diz que “vários itens” criam dificuldades ao atual funcionamento do clube. São eles:

1) Aumento de custos pela aplicação de testes e ações preventivas da Covid-19;
2) Perda de receitas, pela queda de anunciantes;
3) Queda de receita de sócios torcedores, que não podem ir ao estádio;
4) Queda dos patrocínios de transmissão de jogos, causados pela conjuntura e pelos fracos resultados nas últimas competições.

Esse cenário, afirma ainda a diretoria paranista, abalou fortemente o fluxo de caixa, levando o clube a uma situação na qual se faz necessário tomar medidas de adequação. Dessa forma, todos os departamentos do clube serão afetados, a fim de que se faça possível uma redução de despesas na ordem de 50% comparados aos gastos de 2020.

“Infelizmente estamos dispensando colaboradores profissionais, com os quais estamos buscando a melhor solução para suas saídas. Estamos também suspendendo todo e qualquer pagamento a fornecedores, parceiros e outros credores a fim de organizar e renegociar prazos e valores com equidade, transparência e honestidade de propósito”, informa o clube na nota.

Clube cria ‘central de débitos’

Para iniciar as negociações com fornecedores, parceiros e outros credores, o Paraná anunciou a criação de uma ‘Central de débitos’, cujo endereço é [email protected]. A solicitação é que sejam agendadas as negociações até o dia 10 de abril de 2021.

“Com estes atos, temos a convicção de estar iniciando a jornada de reconduzir o Paraná Clube à sua posição de importância, na elite no futebol brasileiro.”

Reunião do Conselho Deliberativo

Nesta quinta-feira (1º de abril) o clube também anunciou a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do clube, que acontecerá em caráter de urgência no dia 7 de abril. Na pauta, um dos assuntos a ser discutiro é a “situação financeira e discussões preliminares sobre orçamento”.