AEN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) enfrenta uma redução de mais de 30% das doações de sangue em toda a rede do Estado. O principal motivo é a paralisação dos caminhoneiros, que nesta segunda-feira (28) chegou ao oitavo dia e dificulta o abastecimento de veículos. A Secretaria de Estado da Saúde solicita a colaboração dos paranaenses para manter os estoques regulares.

“Sabemos as limitações das pessoas neste momento, mas contamos com o apoio da população, conforme as possibilidades de cada um, para que procurem uma unidade da rede Hemepar e se candidatem à doação de sangue”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que, ao contrário de outros estados do país, os estoques de sangue no Paraná ainda estão regulares e está sendo possível fazer o transporte para os hospitais. Entretanto, a situação pode se agravar nos próximos dias se o cenário for mantido.

A redução do número de coletas diárias passa de 30% em alguns pontos do Estado. Em Curitiba, por exemplo, o Hemepar coleta uma média de 120 bolsas de sangue por dia, número que agora não passa de 80 bolsas e tende a cair.

“Além da greve, ainda temos os agravantes da baixa temperatura, que naturalmente faz com que menos pessoas doem sangue, e do feriado prolongado que teremos nesta semana, o de Corpus Christi”, prevê Hatschbach.

Para aumentar as possibilidades de doação de sangue para a população, o Hemepar de Curitiba atenderá normalmente nesta sexta-feira e sábado (1º e 2). O local só estará fechado na quinta-feira (31). Os 20 pontos de coleta do Estado vão definir o funcionamento nos próximos dias.

PASSO A PASSO – Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Menores de idade precisam da autorização dos responsáveis. Homens podem doar a cada dois meses e as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação.

Também é necessário estar em boas condições de saúde; pesar mais de 50 quilos; estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas horas que antecedem a doação); e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).