Valquir Aureliano – Paraná 1×1 Botafogo

O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com o Botafogo-SP, nessa segunda-feira (dia 4) à tarde, na Vila Capanema, pela 32ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 33 pontos, dentro da zona de rebaixamento. A equipe de Ribeirão Preto está na vice-lanterna, com 27 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

A partida marcou o duelo dos dois piores times do returno. Nessa segunda parta do campeonato, o Paraná tem a pior campanha, com 1 vitória, 2 empates e 10 derrotas. O Botafogo é o segundo pior, com 1 vitória, 6 empates e 6 derrotas.

NOVO TÉCNICO
Desde a chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo, o Paraná disputou 6 jogos: 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Paraná teve raros momentos de bom futebol na partida. As arrancadas de Paulo Henrique e Andrey foram as principais armas. Fora isso, o time sofreu para construir jogadas. E desperdiçou três boas chances de gol — Andrey, Bressan e Gabriel Pires foram mal nas finalizações. Duas das novidades na escalação – Hurtado e Biteco – tiveram fraco desempenho no primeiro tempo e acaram substituídos no intervalo. No aspecto defensivo, o time teve atuação irregular, cedendo espaços para o Botafogo. Além do gol marcado, o time paulista teve mais duas boas chances para balançar as redes.

ESCALAÇÃO
A escalação teve como novidades as entradas do goleiro Renan (recuperado de lesão), do zagueiro/lateral Hurtado, do extremo Biteco e do centroavante Bruno Gomes. Eles entraram nas vagas de Alisson, Jean Victor, Wandson e Philipe Maia.

O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Renan Bressan (centro), Biteco (direita) e Andrey (esquerda) na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo foi aberto, com ataques frequentes dois lados e com muita disputa física, inclusive com violência em certos momentos. Foram duas boas chances para cada time. Andrey e Bressan desperdiçaram para o Paraná. Michel Douglas perdeu gol feito para o Botafogo, mas Ronald abriu o placar aos 34 minutos, com belo chute no ângulo, aproveitando boa jogada de Matheus Anjos (ex-Paraná e Athletico-PR).

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o técnico do Paraná fez três substituições, com as entradas do lateral-esquerdo Jean Victor, do extremo Gabriel Pires e do centroavante Bruno Lopes, ex-Santa Quitéria. O time da casa avançou e tentou sufocar o adversário, mas não conseguiu criar chances. Aos 9, saiu Andrey e entrou Andrew. Pouco adiantou. O jogo ficou amarrado. Aos 24, Dal Pozzo deixou o time mais ofensivo com a entrada do meia-atacante Thiago Alves no lugar do volante Higor Meritão. Aos 31, o Botafogo perdeu grande chance com Bady. Aos 32, a zaga do visitante falhou e Gabriel Pires ficou livre para marcar, mas chutou mal, em cima do goleiro.

EMPATE NO FIM
O empate do Paraná só veio aos 38, após escanteio de Jean Victor, chute de Thiago Alves, rebote do goleiro e finalização de Karl. O time da casa partiu para o abafa nos minutos finais.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 19 finalizações (6 certas), 69% de posse de bola, 84% de acerto nos passes e 4 escanteios. O Botafogo obteve 4 finalizações (4 certas), 31% de posse de bola, 64% de acerto passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ 1×1 BOTAFOGO-SP
Paraná: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Hurtado (Jean Victor); Karl e Higor Meritão (Thiago Alves); Andrey (Andrew), Renan Bressan e Biteco (Gabriel Pires); Bruno Gomes (Bruno Lopes). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Botafogo: Igor; Raniele, Robson, Walisson Maia e Guilherme Romão; Victor Bolt (Elicarlos) e Ferreira (Jonata); Jeferson, Matheus Anjos (Bady) e Ronald (Martineli); Michel Douglas (Dodô). Técnico: Moacir Junior
Gols: Ronald (34-1º) e Karl (38-2º)
Cartões amarelos: Hurtado, Biteco, Karl, Paulo Henrique, Rafael Lima (P). Raniele, Walisson Maia, Ronald (B).
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Andrey dribla três, invade a área e chuta cruzado. O goleiro abafa o chute.
5 – Matheus Anjos puxa contra-ataque e coloca Michel Douglas nas costas da defesa. Ele parte livre, invade a área e chuta fraco. Renan defende.
7 – Paulo Henrique dispara na ponta e cruza rasteiro. Livre na área, Renan Bressan chuta e o zagueiro bloqueia. Bressan pega o rebote e chuta de novo. O goleiro salva.
34 – Gol do Botafogo. Tiro de meta. O goleiro lança. Michel Douglas ganha pelo alto. Matheus Anhjos finta dois e rola para Ronald, na área. Ele chuta no ângulo.
40 – Falta na esquerda. Bressan levanta para a área. Rafael Lima cabeceia no meio do gol. O goleiro segura.
43 – Boa troca de passes. Biteco rola para Bressan, na meia-lua. Ele chuta no canto e o goleiro espalma.

Segundo tempo
12 – Paulo Henrique cruza. Andrew não alcança. A bola passa com perigo.
18 – Paulo Henrique cruza. Gabriel Pires chuta no bloqueio. Higor Meritão pega o rebote na área e erra a bola.
26 – Paulo Henrique cruza rasteiro. Thiago Alves se atira na pequena área, mas não alcança.
31 – A zaga do Paraná falha. Bady sai na cara do gol e chuta. Renan salva.
32 – A zaga do Botafogo falha. A bola sobra limpa para Gabriel Pires, que chuta em cima do goleiro.
38 – Gol do Paraná. Jean Victor bate escanteio. Depois de rebote, Thiago Alves chuta da meia-lua. O goleiro espalma e Karl cutuca para o gol vazio.