Valquir Aureliano

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o América-MG, nesse sábado (dia 3) à tarde, na Vila Capanema, pela 15ª rodada da Série B. Com o resultado, o time da capital ficou em 6º lugar, com 23 pontos. A equipe mineira continua na laterna, na última (20ª) posição, agora com 11 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Com o placar, o Paraná completou três partidas seguidas sem vencer. O time também soma agora 285 minutos sem marcar gols – além do 0 a 0 com o América-MG, não balançou as redes nas derrotas para Londrina (3 a 0) e para o Sport (1 a 0). O último gol foi aos 30 minutos do segundo tempo da vitória sobre o Figueirense (1 a 0).

Já o América vive a curiosa situação de somar mais pontos como visitante do que como mandante. Foram duas vitórias, três empates e três derrotas longe de Belo Horizonte. Atuando no próprio estádio, a equipe mineira não venceu e somou dois empates e quatro derrotas na Série B.

Em relação ao desempenho, o Paraná repetiu o fraco desempenho ofensivo demonstrado na maioria dos seus jogos na Série B, sem criatividade no meio-campo e com ataques previsíveis. A novidade dessa vez foi a fragilidade defensiva. A equipe teve pífio desempenho no quesito marcação, algo que raramente havia acontecido desde a chegada do técnico Matheus Costa.

ESCALAÇÃO
Matheus Costa não tinha o ponta Bruno Rodrigues e o meia Matheus Anjos, ambos lesionados. A novidade foi Rodrigo Porto (ex-Carioca) na ponta-esquerda. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Rodrigo Porto (esquerda), João Pedro (direita) e Fernando Neto (centro) na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O América dominou o primeiro tempo, com boas jogadas de Diego Ferreira (ex-Athletico-PR) e Felipe Azevedo pela direita. O Paraná teve problemas na marcação, errou demais na saída de bola e levou sufoco. O time mineiro criou quatro boas jogadas ofensivas na primeira etapa, enquanto o Tricolor não produziu quase nada no ataque.

SUBSTITUIÇÃO
O técnico Matheus Costa reagiu já aos 29 do 1º, deixando o time mais ofensivo. Ele tirou o volante Itaqui e colocou o ponta Caio Monteiro. Com isso, Fernando Neto recuou para volante e João Pedro passou a jogar como meia ofensivo centralizado. O esquema 4-2-3-1 foi mantido.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com novo cenário. O Paraná melhorou um pouco e mostrou mais disposição para atacar, mas continuou previsível nas ações e errando demais nos fundamentos. O América reduziu o ritmo e pouco atacou. Aos 13, saiu Jenison e entrou o centroavante Rafael Furtado. O time da casa melhorou um pouco o poder ofensivo. Aos 37, saiu Rodrigo Porto e entrou o meia-atacante Alesson. No total da segunda etapa, o Paraná teve três boas jogadas ofensivas, contra três da equipe mineira. No fim, aos 47, o árbitro não marcou pênalti para o América, no lance em que Eduardo Bauermann derrubou Neto Berola na área. O ex-árbitro Sálvio Spínola afirmou que foi pênalti.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Paraná somou 8 finalizações (1 certa), 53% de posse de bola, 72% de acerto nos passes e 4 escanteios. O América obteve 13 finalizações (3 certas), 47% de posse de bola, 70% de acerto nos passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ CLUBE 0x0 AMÉRICA-MG
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui (Caio Monteiro); João Pedro, Fernando Neto e Rodrigo Porto (Alesson); Jenison (Rafael Furtado). Técnico: Matheus Costa
América-MG: Jori; Diego Ferreira, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo e William Maranhão (Geovane); Juninho, Felipe Azevedo e Matheusinho (Neto Berola); Jonatas Belusso (Junior Viçosa). Técnico: Felipe Conceição
Cartões amarelos: Ricardo Silva, Paulão, Zé Ricardo, Geovane (A). Thiago Rodrigues, Fernando Neto, Sciola (P).
Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)
Público: 4.266 pagantes (5.524 total)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
18 – Matheusinho passa por Bauermann, invade a área e chuta em Juninho. Ele pega o rebote e chuta. Thiago Rodrigues defende.
24 – Felipe Azevedo cruza rasteiro. Belusso se atira na pequena área, mas não alcança.
27 – Juninho cruza. Matheusinho domina na área, gira e chuta. Bauermann bloqueia.
31 – Juninho rouba a bola no ataque e aciona Felipe Azevedo, na área. Ele deixa William Maranhão na cara do gol, mas ele chuta para fora.
40 – Rodrigo Porto avança pela direita, dribla e cruza rasteiro. Ninguém aproveita.

Segundo tempo
13 – João Paulo cruza na medida. Na cara do gol, Juninho erra o domínio e perde o gol feito.
17 – Boa jogada do Paraná. Rafael Furtado rola para Guilherme Santos, na área. Ele cruza rasteiro. Rafael Furtado chuta. A zaga tira em cima da linha.
25 – Rodrigo Porto faz boa jogada na ponta-direita e cruza na medida para Caio Monteiro. Ele cabeceia perto do gol.
40 – Junior Viçosa chuta da meia-lua. Thiago Rodrigues espalma.
46 – João Pedro cruza. Rafael Furtado finaliza perto.

47 – Neto Berola cai ao dividir com Bauermann, dentro da área. No Sportv, o ex-árbitro Salvio Spínola afirmou que o árbitro errou ao não marcar pênalti.

48 – Juninho invade a área e cruza. A zaga tira antes que Neto Berola marque.