Valquir Aureliano – Renan Bressan enfrenta o Sampaio Corrêa

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Sampaio Corrêa, nesse domingo (dia 18) à noite, na Vila Capanema, pela 16ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou com 24 pontos, em 6º lugar, três pontos abaixo do G4. A equipe do Maranhão está na 11ª colocação, com 21 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES – notas para os jogadores do Paraná Clube.

JEJUNS
Com o resultado, o Paraná completou 6 partidas seguidas sem vencer, com 4 empates e 2 derrotas. A última vitória foi sobre o CRB, em 14 de setembro.

Outro jejum ampliado é a série de quarto jogos consecutivos sem marcar gols. O último gol da equipe foi no empate com a Chapecoense (1 a 1), em 29 de setembro, marcado pelo meia/ponta Gabriel Pires.

TIME DO MOMENTO
No total, contando todas as competições, o Sampaio Corrêa chegou a uma série invicta de 10 partidas. A última derrota foi para o Operário, em Ponta Grossa, por 1 a 0, em 12 de setembro. Desde aquela derrota, o Sampaio teve 3 partidas pelo campeonato estadual (conquistou o título sobre o Moto Club) e 7 pela segunda divisão nacional. Dentro da Série B, é a equipe com os melhores resultados nas últimas 6 rodadas (2 empates e 4 vitórias).

ESCALAÇÃO
A baixa no Paraná era o goleiro Alisson, lesionado. As novidades na escalação eram o goleiro Marcos e o meia/ponta Bruno Xavier, que entrou na vaga de Gabriel Pires. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Andrey (esquerda), Bruno Xavier (direita) e Bressan (centro) na linha de três do setor ofensivo.

PRIMEIRO TEMPO
Com 9 minutos de jogo, o Paraná perdeu Fabrício, lesionado. Hurtado entrou. O time da casa já tinha problemas na saída de bola antes disso e a situação se agravou. O Sampaio marcava forte no campo de ataque e não deixava o mandante jogar. Mesmo assim, o visitante só conseguiu levar perigo em um escanteio e uma falta cobrada para a área. O Paraná melhorou a partir dos 30 e teve um bom momento aos 38, em escanteio de Jean Victor finalizado de cabeça por Salazar, perto, sobre o gol.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve muito equilíbrio e muita marcação. Os dois times seguiram com dificuldades para criar jogadas ofensivas. O técnico Allan Aal só fez as primeiras substituições dessa etapa aos 30, com as entradas de Biteco e Léo Castro. O Paraná passou a atacar mais, porém sem criar chances reais. Aos 43, saiu o volante Higor Meritão e entrou o ponta Thiago Alves.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Paraná teve 10 finalizações (2 certas), 50% de posse de bola e 79% de eficiência nos passes. Já o Sampaio somou 14 finalizações (3 certas), 50% de posse de bola e 78% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

PARANÁ 0x0 SAMPAIO CORRÊA
Paraná: Marcos; Paulo Henrique, Salazar, Fabrício (Hurtado) e Jean Victor; Jhony Douglas e Higor Meritão (Thiago Alves); Bruno Xavier (Guilherme Biteco), Renan Bressan e Andrey; Bruno Gomes (Léo Castro). Técnico: Allan Aal
Sampaio Corrêa: Gustavo (João Gabriel); Luís Gustavo (Joazi), Joécio, Daniel Felipe e Marlon; André Luís e Eloir; Gustavo Ramos (Robson), Marcinho e Roney (Jackson); Caio Dantas. Técnico: Leo Condé
Cartões amarelos: Andrey, Hurtado, Higor Meritão, Jean Victor (P). Luís Gustavo, Gustavo (SC).
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
13 – Escanteio. Marcinho cruza para a 1ª trave. Joécio cabeceia perto, ao lado.
18 – Falta na direita. Marcinho cruza. Daniel cabeceia. Marcos salva duas vezes. Joécio pega o rebote e manda na trave.
38 – Jean Victor cobra escanteio. Salazar cabeceia perto, sobre o gol.
43 – Cruzamento da esquerda. Salazar tira. Gustavo Ramos rola para Marcinho chutar de fora da área. A bola vai sobre o gol.

Segundo tempo
2 – Marcos erra na saída de bola. Gustavo aproveita e rola para Marcinho, na área. Ele chuta e Hurtado bloqueia.
12 – Caio Dantas chuta cruzado. A bola atravessa a pequena área. Gustavo Ramos chega para marcar, mas Marcos se atira na bola e salva o Paraná.
17 – Jean Victor chuta de longe. A bola passa perto, ao lado.
18 – Paulo Henrique invade a área e rola. A zaga tira mal e Bruno Xavier, na cara do gol, chuta fraco. O goleiro segura.
26 – Renan Bressan chuta de longe. A bola vai sobre o gol.
34 – Biteco toca para Jhony Douglas, que cruza rasteiro. Na cara do gol, Bressan chuta sobre o travessão.
42 – Falta de média distância. Jean Victor chuta forte, ao lado do gol.