Divulgação/Paraná Clube/Rui Santos – Judivan com a camisa do Paraná Clube: agora no Botafogo-SP

O Paraná Clube enfrenta o Botafogo-SP, nesta sexta-feira (dia 2) às 21h30, em Ribeirão Preto (SP), pela 12ª rodada da Série B. O time paranaense joga para defender a vice-liderança da competição, enquanto a equipe paulista luta para não entrar na zona de rebaixamento – está um ponto e uma posição acima dessa ‘zona de degola’.

No duelo, o Paraná vai enfrentar uma série de ‘velhos conhecidos’. São cinco profissionais que já trabalharam no clube paranaense e outros quatro jogadores que atuaram na dupla Atletiba. Veja a lista:

OS VELHOS CONHECIDOS
Claudinei Oliveira, 51 anos, técnico, comandou o Paraná Clube em 2016 e em 2018
Luciano Gusso, 50 anos, auxiliar, trabalhou no Paraná de 2013 a 2015 e em 2018
Judivan, 25 anos, atacante, jogou no Paraná em 2019
Matheus Anjos, 21 anos, meia, jogou no Paraná em 2019 e pertence ao Athletico-PR
Gilson, 34 anos, lateral-esquerdo, jogou no Paraná em 2010
Naldo, 30 anos, zagueiro, jogou no Athletico-PR em 2012
Rafinha, 28 anos, ponta, jogou no Athletico-PR em 2015
Bady, 31 anos, meia, jogou no Athletico-PR em 2014 e 2015
Walisson Maia, 29 anos, zagueiro, revelado pelo Coritiba

DESTAQUES
Os destaques positivos do Botafogo na Série B são o ponta Ronald (23 anos, ex-Inter) e o centroavante Wellington Tanque (32 anos, ex-Goiás, Náutico e Inter). Os dois dividem a artilharia da equipe na competição, com três gols cada. Outro em boa fase é o lateral-direito Jeferson, 24 anos, ex-Ponte Preta.

FASES
O Botafogo-SP vinha de quatro derrotas seguidas na Série B até a última quinta-feira, quando venceu o lanterna Oeste. Já o Paraná teve duas vitórias, dois empates e uma derrota nas últimas cinco rodadas.

ESCALAÇÃO
Os zagueiros Fabrício, 30 anos, e Salazar, 26 anos, são as principais dúvidas na escalação do técnico Allan Aal. Ambos se recuperam de pequenas lesões. As opções para a zaga são Roberto (emprestado pelo Internacional) e o colombiano Hurtado.

No setor ofensivo, o treinador vem alterando as peças conforme as características dos confrontos e o desgaste físico. Com isso, Biteco ou Marcelo podem entrar nas pontas. Bruno Gomes e Léo Castro disputam a posição de centroavante.

Os meias Vitinho e Bruno Xavier vão ficar de fora dessa partida. Eles fazem um trabalho físico especial e devem reforçar a equipe na rodada seguinte, contra o Náutico.

RETROSPECTO
O Paraná só perdeu uma vez para o Botafogo-SP em toda história. Foi em 1999, pela primeira divisão. Nos outros seis confrontos, foram cinco vitórias do time paranaense e um empate.

BOTAFOGO-SP x PARANÁ
Botafogo-SP: Darley; Valdemir, Robson, Jordan e Gilson; Victor Bolt e Naldo; Ronald, Matheus Anjos e Rafinha; Wellington Tanque. Técnico: Claudinei Oliveira
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Salazar, Hurtado (Fabrício) e Jean Victor; Jhony Douglas e Higor Meritão; Gabriel Pires (Biteco ou Marcelo), Renan Bressan e Andrey; Bruno Gomes (Léo Castro). Técnico: Allan Aal
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, sexta-feira às 21h30