Publicidade
Copa do Brasil

Paraná Clube enfrenta jejum de 15 anos contra o Botafogo

O técnico Allan Aal comanda treino no Paraná Clube
O técnico Allan Aal comanda treino no Paraná Clube (Foto: Divulgação/Paraná Clube/Rui Santos)

O Paraná Clube entra em campo nesta terça-feira (dia 10) tentando derrubar um jejum de 15 anos. A última vez que venceu o Botafogo foi em 2005. A vitória por 2 a 0 ocorreu na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Pinheirão, em Curitiba, com gols dos atacantes Borges e André Dias, sob o comando do técnico Lodri Sandri.

Depois daquele duelo, o Paraná enfrentou o Botafogo mais 11 vezes e não conseguiu vencer. Foram oito derrotas e três empates.

Pela Copa do Brasil, o último duelo foi em 2011, com derrotas por 2 a 1 na Vila Capanema e 3 a 0 no Rio de Janeiro. O time paranaense era comandado por Ricardo Pinto e a equipe carioca, por Caio Júnior.

OS ÚLTIMOS CONFRONTOS
Entre Paraná Clube e Botafogo
Paraná 2x0 Botafogo — Brasileirão 2005
Botafogo 2x0 Paraná — Brasileirão 2005
Paraná 0x0 Botafogo — Brasileirão 2006
Botafogo 4x0 Paraná — Brasileirão 2006
Paraná 0x0 Botafogo — Brasileirão 2007
Botafogo 3x2 Paraná — Brasileirão 2007
Paraná 1x2 Botafogo — Copa do Brasil 2011
Botafogo 3x0 Paraná — Copa do Brasil 2011
Paraná 1x2 Botafogo — Série B 2015
Botafogo 2x1 Paraná — Série B 2015
Paraná 1x1 Botafogo — Brasileirão 2018
Botafogo 2x1 Paraná — Brasileirão 2018

A ÚLTIMA VITÓRIA
Campeonato Brasileiro 2005, 17ª rodada, 3 de agosto
PARANÁ 2 x 0 BOTAFOGO
Paraná: Flávio; João Paulo, Marcos e Aderaldo; Neto, Rafael Mussamba, Beto (Mário César), Thiago Neves (Chiquinho) e Vicente; Borges e André Dias (Flávio Alex). Técnico: Lori Sandri
Botafogo: Max; Rafael Marques, Scheidt e Juninho (Ramon); César Prates, Jonílson, Juca, Gláuber e Oziel; Guilherme (Reinaldo) e Alex Alves (Almir). Técnico: Péricles Chamusca
Gols: André Dias (6-1) e Borges (5-2)
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE)
Público: 11.178 pagantes (12.225 total)
Local: Pinheirão, ontem

Essa é a quarta vez que Paraná e Botafogo se encontram na Copa do Brasil, criada em 1991.

O primeiro duelo ocorreu em 1996, pelas oitavas-de-final. Foram dois empates em 0 a 0. Nos pênaltis, o Paraná venceu por 4 a 2 e avançou para as quartas-de-final. Acabou eliminado pelo Palmeiras em seguida.

O segundo duelo foi em 2002. O Paraná do técnico Bonamigo venceu por 3 a 1 no Maracanã, com gols do meia Marquinhos (dois) e do atacante Alexandre Oliveira. No jogo de volta, o Botafogo do técnico Abel Braga ficou no empate em 1 a 1 na Vila Capanema. Com isso, o time paranaense avançou para as quartas-de-final, mas acabou eliminado em seguida pelo Corinthians do técnico Carlos Alberto Parreira.

O terceiro duelo entre Paraná e Botafogo ocorreu em 2011, com o time carioca avançando para as oitavas-de-final.

ESCALAÇÃO
O Paraná poupou titulares na partida de sábado e terá quase força máxima nesta terça-feira. A única baixa é o goleiro Alisson, lesionado. O técnico Allan Aal não divulgou a escalação. Marcelo e Andrey disputam posição no setor ofensivo. O ponta Raphael Alemão provavelmente seguirá improvisado como centroavante, já que os especialistas nessa posição (Rodrigo Rodrigues e Rafael Furtado) ainda não se destacaram em 2020.

O Botafogo não terá a estreia do japonês Honda, como era a expectativa anterior.

BOTAFOGO x PARANÁ
Botafogo: Gatito Fernández; Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Ruan Renato e Danilo Barcelos; Cícero e Alex Santana; Cortez, Bruno Nazário e Luis Henrique; Pedro Raul. Técnico: Paulo Autuori
Paraná: Marcos; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Juninho; Carlos Dias; Kaio, Renan Bressan, Marcelo (Andrey) e Thiago Alves; Raphael Alemão. Técnico: Allan Aal
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, terça-feira às 19h15

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES