
O Paraná Clube perdeu por 1 a 0 para o Oeste-SP, nesse domingo (dia 17) à tarde, na Vila Capanema, pela 14ª (e última) rodada do Grupo A7 da Série D do Campeonato Brasileiro. Antes de entrar em campo, o time paranaense já estava classificado para a próxima fase e já tinha a 2ª posição garantida no grupo. A posição define os confrontos da próxima fase (1º lugar contra 4º colocado e 2º contra 3º). O Grupo 7 vai fazer ‘cruzamento’ com o grupo 8. Dessa forma, o Paraná vai enfrentar o FC Cascavel, 3º colocado do Grupo 8. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
As equipes com melhor posição têm o mando de campo da partida de volta no mata-mata da próxima fase. O Paraná joga em Cascavel no próximo fim de semana. A partida de volta será dia 29 ou 30, na Vila Capanema.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.
O Oeste começou a rodada em 4º lugar e precisava do resultado para se classificar. E garantiu vaga com a vitória desse domingo.
DESEMPENHO
O Paraná controlou o jogo do início ao fim. No entanto, criou poucas jogadas ofensivas. Apesar da fraca atuação na parte técnica, teve duas chances claras para abrir o placar. Carlos Henrique desperdiçou gol feito no 1º tempo e Gabriel Correia, no 2º tempo. Mesmo precisando do resultado para avançar, o Oeste ficou recuado e teve uma atuação apática. Acabou vencendo com um gol de pênalti nos minutos finais da partida.
ESCALAÇÃO
Já classificado, o técnico Omar Feitosa poupou titulares na partida. Além disso, o lateral Andre Krobel e o volante Vinicus Kiss cumpriram suspensão. O zagueiro Victor Caetano (24 anos, ex-Primavera) fez sua estreia pela equipe principal (antes vinha jogando pelo time de aspirantes). Outra novidade foi o volante Kadu (25 anos), que reestrou pelo clube. Revelado no Joinville, ele defendeu o Paraná em 2019 e retornou agora em 2022. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Pablo Thomaz (esquerda), Gabriel Correia (centro) e Milla (direita). O zagueiro Lucas Oliveira (ex-Cascavel) jogou improvisado na lateral-direita.
PRIMEIRO TEMPO
O Paraná teve facilidade para controlar o meio-campo e para avançar, contando bom apoio dos volantes. No ataque, porém, faltou precisão ao definir e acabou criando poucas chances reais de gol. A melhor delas foi aos 15, quando Kadu lançou com qualidade, Milla ajeitou consciente e, livre na área, Carlos Henrique errou a bola. O Oeste não forçou o ritmo e esperou espaços para contra-atacar. Eles raramente apareceram . O único momento de perigo foi um chute de Kauã de fora da área, aos 3 minutos, bem defendido por Lucas Wingert.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário de antes. Aos 11, as primeiras substituições no Paraná, com as saídas de Kadu e Iacovelli para as entradas do volante Moisés Gaúcho e do centroavante Iacovelli. Aos 19, saiu Pablo Thomaz e entrou o ponta Castanha. Aos 26, o meia-ponta Gui Nascimento entrou no lugar de Milla. O Paraná melhorou a partir daí e criou boas chances no ataque. Aos 29, após boa jogada de Gui e cruzamento perfeito de Lucas Oliveira, Gabriel Correia perdeu gol feito, chutando para fora. O Oeste só teve uma chance no segundo tempo, em contra-ataque aos 40 – Popó recebeu na pequena área, mas chutou para fora. Aos 44, o Oeste ganhou pênalti após bate e rebate na área, por toque de mão de Gabriel Correia. Popó cobrou no ângulo e fez 1 a 0.
PARANÁ 0x1 OESTE
Paraná: Lucas Wingert; Lucas Oliveira, Victor Caetano, Odivan e Rael; Lucas Buchecha e Kadu (Moisés Gaúcho); Milla (Gui Nascimento), Gabriel Correia e Pablo Thomaz (Castanha); Carlos Henrique (Iacovelli). Técnico: Omar Feitosa
Oeste: Dheimison; Lenon, Afonso, Thiago Nunes e Davi; Gustavo Hebling, Bruno Lima (Sergio Mota), Diogo (Motta), Léo Ceará (Éric) e Kauã Jesus (Tite); Popó. Técnico: Lelê
Gols: Popó (44-2º)
Cartões amarelos: Sergio Mota, Motta (O). Buchecha (P).
Árbitro: Luiz Augusto Silveira (SC)
Público: 2.879 pagantes (3.350 total)
Local: Vila Capanema
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Kauã chuta de fora da área. Wingert espalma no canto.
15 – Kadu lança para a área. Milla ajeita de cabeça. Livre na área, Carlos Henrique erra a bola. Falha grotesca.
20 – Bola alta para a área. De costas para o gol, Pablo Thomaz tenta encobrir o goleiro, de cabeça. O goleiro espalma para escanteio.
35 – Buchecha cruza rasteiro da direita. Pablo Thomaz se atira e coloca no ângulo. O goleiro salva.
Segundo tempo
14 – Rael cruza rasteiro. A zaga tira na pequena área, antes que Gabriel Correia finalize livre.
18 – Falta no meio-campo. Gabriel Correia lança para a área. Moisés Gaúcho cabeceia. O goleiro faz boa defesa.
29 – Gui Nascimento enfia. Lucas Oliveira entra livre na área e cruza rasteiro para Gabriel Correia, na cara do gol. Ele chuta sobre o gol.
42 – A bola toca no braço de Gabriel Correia. Pênalti para o Oeste.
44 – Gol do Oeste. Popó cobra com um chute forte, no ângulo.