Divulgação/Paraná Clube – Pérolas Negras 0x1 Paraná Clube

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Pérolas Negras, em Resende (RJ), nesse domingo (dia 15) à tarde, pela 5ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 2º lugar do Grupo 7, com 9 pontos. A equipe carioca está na 7ª (e penúltim) colocação, com 5 pontos. Ao final da primeira fase (14 rodadas), os quatro primeiros avançam para a segunda fase. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Com o placar, o Paraná ampliou sua série invicta, agora com 5 jogos sem perder (2 vitórias e 3 empates).

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.

JEJUM
O Paraná não vencia como visitante desde julho de 2021 (3 a 0 no Mirassol, pela Série C). Desde então o time havia acumulado 3 empates e 11 derrotas fora de casa.

SEM CALENDÁRIO
O time de Resende só entrou em campo 5 vezes em 2022, todas pela Série D, somando 3 empates e 2 derrotas. O clube disputa a 3ª divisão do Rio de Janeiro (chamada de B1), que ainda não começou esse ano. A Academia Pérolas Negras, fundada em 2009, conquistou a vaga na Série D 2022 por ser o campeão da Copa Rio 2021

ESCALAÇÃO
O técnico Omar Feitosa só fez uma mudança em relação ao último jogo: a volta do zagueiro Dirceu, que cumpriu suspensão e voltou ao time. Ele manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Rafael Silva, Marcelinho e Éverton Brito na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O Pérolas Negras usou seu estilo de sair com passes curtos desde a defesa e mostrou qualidade na saída de bola. No entanto, não encontrou espaços a partir do meio-campo, onde o Paraná era forte na marcação e bem posicionado. O time paranaense mostrou boa organização tática e não forçou o ritmo. O resultado foi um jogo amarrado, sem ataques. O primeiro lance com algum perigo foi aos 24, quando Everton Brito foi derrubado na área, após escanteio curto. Pênalti. André Krobel bateu no canto, mas o goleiro defendeu. Depois disso, o Paraná teve outra grande chance, após erro do adversário na saída de bola, mas Carlos Henrique desperdiçou, chutando fraco. A equipe carioca só levou perigo aos 42, após boa jogada pela esquerda, e chute de Anderson cantinho – Felipe defendeu.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou aberto no segundo tempo, com ataques dos dois lados. O Paraná levou a melhor nesse cenário e abriu o placar aos 11 minutos, após boa jogada de Rafael Silva e finalização de Everton Brito. Em seguida, aos 12, três substituições no time paranaense, com as estreias do lateral-esquerdo Rael (ex-São Joseense e Corinthians), do meia-ponta Alisson Taddei (ex-São Joseense) e do ponta Milla. Com as trocas, Rafael Silva virou centroavante e o esquema tático 4-2-3-1 foi mantido.O Pérolas avançou e conseguiu pressionar, mas teve pouca precisão ao definir as jogadas. Aos 22, troca de gêmeos: saiu Everton Brito e entrou Ueslei Brito. O Paraná se perdeu em campo e levou sufoco. Só não levou o gol de empate porque o goleiro Felipe fez três boas defesas.

PÉROLAS NEGRAS 0x1 PARANÁ
Pérolas: Rafael Mello; Ynaiã, Juan Sosa, Carlos Henrique e Felipe Assins; Vico (Magno), Franco e Andinho (Leandrinho); Gudula, João Leonardo (Hugo) e Igor Eto´o (Nandinho). Técnico: Maurinho Fonseca
Paraná: Felipe; André Krobel, Franklin, Dirceu e César Morais (Rael); Moisés Gaúcho e Vinícius Kiss; Rafael Silva, Marcelinho (Milla) e Éverton Brito (Ueslei Brito); Carlos Henrique (Alisson Taddei). Técnico: Omar Feitosa
Gol: Everton Brito (11-2º)
Cartões amarelos: Carlos Henrique (PN). Milla (P)
Árbitro: José Wellington Bandeira (ES)
Local: Estádio do Trabalhador, em Resende (RJ)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
20 – Falta de longa distância. André Krobel solta a bomba. A bola desvia na barreira e sobra na ponta-esquerda para Rafael Silva, que cruza. Franklin tenta dominar na área, mas a bola escapa pela linha de fundo.
24 – Escanteio curto. Em vez de cruzar, Marcelinho passa para Everton Brito, que é derrubado por Vico na área. Pênalti. André Krobel bate no canto, à direita do goleiro, que espalma.
34 – Anderson chuta forte, de fora da área. Felipe segura no canto.
41 – O Pérolas sai jogando errado. Moisés Gaúcho intercepta no ataque e aciona Carlos Henrique, na árae. Ele gira e chuta fraco. O goleiro segura.
42 – Felipe Assis recebe na área e rola para Anderson, na cara do gol. Ele chuta fraco e Felipe defende no canto.

Segundo tempo
11 – Gol do Paraná. Rafael Silva faz a jogada na esquerda e toca para Everton Brito, na área. Ele chuta no canto.
17 – Rael invade a área e rola para Rafael Silva. A zaga tira antes do arremate.
24 – Hugo recebe lançamento na área e chuta cruzado. Felipe espalma para escanteio.
37 – Hugo recebe na área, aproveita falha de Dirceu, avança e chuta. Felipe espalma. André Krobel tira o perigo.
40 – Rafael Silva parte livre do círculo central, invade a área e chuta mal, para longe.