Divulgação/Sport Recife/Anderson Stevens – Sport 2×1 Paraná

O Paraná Clube perdeu por 2 a 1 para o Sport, nessa quarta-feira (dia 23), em Recife, pela 31ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 7º lugar, com 44 pontos, dois pontos abaixo do G4. A equipe pernambucana aparece na 2ª colocação, com 56 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool

A partida teve novidades pelo lado do Paraná, com novo esquema tático e estreia do zagueiro Fabrício. O jogador de 29 anos marcou o primeiro gol da partida, após escanteio cobrado pelo meia Matheus Anjos, que voltou a jogar depois de três meses de recuperação. O Sport venceu com gols aos 35 e aos 41 minutos do segundo tempo.

O time paranaense teve péssimo desempenho na partida, com fragilidade defensiva, fraca marcação no meio-campo e setor ofensivo inoperante. O Sport só não aplicou uma goleada porque o goleiro Thiago Rodrigues fez três defesas espetaculares – e contou com a ajuda da trave em outro lance perigoso.

ESCALAÇÃO
As baixas no Paraná eram Bruno Rodrigues, Pimentinha, Vitinho, Luan, Sueliton, Marlyson e Caio Monteiro. O técnico Matheus Costa surpreendeu e escalou o zagueiro Fabrício no lugar do volante Luiz Otávio, que começou no banco. Fabrício, 29 anos, reestreou pelo clube. Ele não atuava desde 19 de abril, quando defendia o Veracruz, do México.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Matheus Costa abandonou o esquema tático 4-2-3-1, que vinha sendo usado em quase todos os jogos. Dessa vez, o time adotou o 5-4-1 para se defender, com Fernando Neto e Jhemerson centralizados na linha de quatro, além de Judivan (esquerda) e Alesson (direita) pelos lados do campo. Com a bola, a equipe atacava no 3-4-3, com o avanço simultâneo dos dois laterais.

O Sport não tinha novos desfalques e usou o esquema tático 4-2-3-1 de sempre.

ARBITRAGEM
O Sport pediu dois pênaltis no primeiro tempo. Um por puxão na camisa de Norberto e outro por toque no braço de Guilherme Santos. Na Central do Apito do Sportv, o ex-árbitro Sandro Meira Ricci afirmou que não houve penalidade nesses dois lances. O time pernambucano também reclamou que a bola entrou em lance aos 29 minutos, defendido por Thiago Rodrigue. Ricci afirmou que a imagem não é conclusiva, que não é possível determinar se a bola ultrapassou totalmente a linha do gol.

PRIMEIRO TEMPO
Com o novo esquema tático, o Paraná começou perdido em campo. Ficou recuado, levou sufoco e não conseguiu atacar. Só não levou o gol porque Thiago Rodrigues fez três defesas – duas espetaculares. Aos 43, foi a trave que salvou o time paranaense. Leandrinho ficou livre na meia-lua e chutou no poste. O Sport passou a primeira etapa apostando nos cruzamentos, principalmente para o cabeceio de Hernane Brocador.

SEGUNDO TEMPO
O cenário seguiu o mesmo no segundo tempo, com o Paraná recuado e levando pressão. Aos 10, saiu o zagueiro Leandro Almeida e entrou o lateral-direito Léo Príncipe. Com isso, Sciola virou zagueiro e o esquema tático 5-4-1 foi mantido. Aos 24, saiu o centroavante Jenison e entrou o meia Matheus Anjos. Com isso, Judivan virou centroavante e o esquema continuou o mesmo. Mesmo com fraco desempenho, o Paraná chegou ao gol. Foi aos 28. Matheus Anjos cobrou escanteio e Fabrício cabeceou no canto: 1 a 0. O Sport chegou ao empate aos 35, em belo chute de fora da área de Hernane Brocador, artilheiro da Série B com 14 gols. Aos 39, saiu o meia Jhemerson e entrou o volante Luiz Otávio. O Paraná levou perigo em dois contra-ataques, mas acabou sofrendo o gol da virada aos 41, após chute de fora da área de Hernane Brocador e defesa de Thiago Rodrigues. Guilherme aproveitou o rebote e chegou ao seu 13º gol na competição.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 7 finalizações (2 certas), 39% de posse de bola, 81% de acerto nos passes e 2 escanteios. O Sport obteve 18 finalizações (10 certas), 61% de posse de bola, 88% de acerto nos passes e 9 escanteios. Os números são do site Sofascore.

SPORT 2×1 PARANÁ
Sport: Luan Polli; Norberto (Elton), Rafael Thyere (Cleberson), Adryelson e Sander; Willian Farias e Charles; Hyuri, Leandrinho (Pedro Carmona) e Guilherme; Hernane Brocador. Técnico: Guto Ferreira
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Rodolfo, Leandro Almeida (Léo Príncipe), Fabrício e Guilherme Santos; Alesson, Fernando Neto, Jhemerson (Luiz Otávio) e Judivan; Jenison (Matheus Anjos). Técnico: Matheus Costa
Gols: Fabrício (28-2º), Hernane (35-2º) e Guilherme (41-2º)
Cartões amarelos: Leandro Almeida, Fabrício (P). Guilherme (S).
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Público: 14.591
Local: Ilha do Retiro, quarta às 19h15

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Cruzamento de Norberto. Hernanes cabeceia no cantinho. Thiago Rodrigues faz defesa espetacular.
16 – Guilherme faz boa jogada, invade a área e chuta no canto. Thiago Rodrigues defende.
18 – Hyuri recebe lançamento na área, passa por Rodolfo e tenta o gol por cobertura. A bola passa perto.
29 – Escanteio. Guilherme cruza. Thyere cabeceia no canto. Thiago Rodrigues salva em cima da linha. A imagem da TV deixa dúvida se foi gol ou se a bola não cruzou totalmente a linha.
43 – Boa troca de passes do Sport. Leandrinho recebe na meia-lua e chuta. A bola vai na trave.

Segundo tempo
3 – Cruzamento da direita. Sander recebe na esquerda e chuta. A zaga bloqueia. Leandrinho chuta e a zaga tira de novo.
9 – Sciola perde a bola na defesa. Leandrinho aproveita e chuta. Thiago Rodrigues defende.
20 – Após boa troca de passes, Leandrinho chuta da meia-lua. Thiago Rodrigues defende.
23 – Alesson dribla uma e chuta forte, da meia-lua. A bola vai sobre o gol.
28 – Gol do Paraná. Escanteio. Matheus Anjos cobra para a pequena área. Fabrício cabeceia no canto.
35 – Gol do Sport. Hernane solta a bomba de longa distância e acerta o ângulo.
39 – Cleberson falha na defesa. Alesson chuta cruzado. O goleiro espalma.
41 – Gol do Sport. Hernane chuta de fora da área. Thiago Rodrigues espalma. Guilherme pega o rebote e fuzila.