Divulgação/Felipe Fachini/FC Cascavel – Willian cabeceia para marcar o gol do FC Cascavel

O Paraná Clube perdeu por 1 a 0 para o FC Cascavel, nesse domingo (dia 14) à tarde, em Toledo, em jogo adiado da 1ª rodada do Campeonato Paranaense de 2021. Essa foi a primeira partida do time da capital na competição e a segunda na temporada 2021 – a estreia ocorreu na derrota para o Cianorte, pela Copa do Brasil. Já o FC Cascavel jogou pela segunda vez no Estadual – estreou com vitória sobre o Azuriz, em Pato Branco.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

A partida foi em Toledo, porque a Prefeitura de Cascavel não autorizou jogos de futebol no município, devido à pandemia do coronavírus.

Com o resultado, o FC Cascavel lidera isolado, com seis pontos. O Paraná divide a lanterna com o Athletico e o Toledo.

O Campeonato Paranaense teve a maioria dos jogos adiados por tempo indeterminado, devido a proibições impostas por prefeituras. A próxima partida do Paraná está marcada para quarta-feira (dia 17), contra o Toledo, em Toledo, válida pela quarta rodada. Já o FC Cascavel não tem jogos agendados.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Paraná não fez um bom jogo. Até mostrou organização tática na maior parte do jogo, mas abusou dos erros individuais. A falta de entrosamente e de velocidade no setor defensivo chamaram a atenção. O FC Cascavel mostrou uma equipe organizada e com boa capacidade física. Além do gol, o time do Interior acertou duas bolas no travessão e exigiu três boas defesa do goleiro Renan. A equipe da capital produziu pouco no setor ofensivo e só levou algum perigo em três lances.

ESCALAÇÃO
O técnico Maurílio repetiu a escalação usada na derrota para o Cianorte. O esquema tático foi o 4-3-3, com Anderson Salles como volante. Ramires e Mazinho jogaram centralizados no meio-campo. No ataque, Hugo Sanches (esquerda) e Juninho (direita) eram os pontas.

PRIMEIRO TEMPO
O Paraná começou apostando nas bolas longas para o centroavante Da Silva e tentando explorar a velocidade dos pontas. A estratégia deu pouco resultado no início. O FC Cascavel conseguiu trabalhar bem a bola e se aproximar do gol adversário com boas jogadas. O gol veio aos 16, em escanteio cobrado pelo ponta Henrique Santos (ex-Paraná e Athletico-PR) e cabeceio de Willian: 1 a 0. O time da capital quase chegou ao empate aos 34, em cobrança de falta de Anderson Salles, no cantinho. O goleiro defendeu. O Cascavel quase ampliou aos 47, em chute de fora da área de Oberdan que acertou o travessão.

No início do jogo, aos 14 minutos, Jailson saiu lesionado. O volante Kaio entrou improvisado na lateral-direita.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o técnico Maurílio tirou Micael e Juninho, colocando o ponta Thiago Alves e o volante Lucas Abreu. Anderson Salles recuou e virou zagueiro, mantendo assim o 4-3-3. O jogo seguiu equilibrado no meio-campo, mas com as melhores jogadas ofensivos pelo lado do Cascavel. O time do Interior quase ampliou o placar aos 14, quando Rogerio chutou no travessão. Aos 25, mais duas substituições no Paraná, com as entradas do meia/ponta Biteco e do ponta Gustavinho. O time da capital ficou mais ofensivo e quase empatou aos 33, em boa jogada individual de Thiago Alves. O Paraná teve um gol anulado pela arbitragem aos 48. Aos 49, confusão e briga generalizada entre os jogadores. Só Lucas Abreu foi expulso.

FC CASCAVEL 1×0 PARANÁ
FC Cascavel: Ricardo; Libano (Lucas), Afonso, Willian e Carlinhos; Robinho e Oberdan; Henrique Santos, Sotto (Gama) e Léo Itaperuna; Rogério (Douglas). Técnico: Tcheco
Paraná: Renan; Jailson (Kaio), Micael (Lucas Abreu), Jeferson e Christianno; Anderson Salles; Ramires, Mazinho (Biteco), Hugo Sanches (Gustavinho) e Juninho (Thiago Alves); Da Silva. Técnico: Maurílio
Gol: Willian (16-1º)
Expulsão: Lucas Abreu (49-2º)
Cartões amarelos: Juninho, Thiago Alves (P).
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Sotto enfia. Rogério recebe na área e chuta cruzado. Renan espalma.
16 – Gol do Cascavel. Henrique Santos cobra escanteio. Willian sobe sozinho na pequena área e cabeceia no canto.
20 – Juninho faz boa jogada pela direita e cruza. A zaga do Cascavel tira.
22 – Hugo Sanches cruza rasteiro. Kaio aproveita fora da área e chuta. A bola vai ao lado.
34 – Hugo Sanches sobre falta quase na risca da área. Anderson Salles cobra no cantinho. O goleiro espalma.
40 – Christianno cobra lateral direto para a área. Jeferson chuta. O goleiro defende.
47 – Robinho arrisca da meia-lua. A bola passa perto.
49 – Oberdan rouba de Anderson Salles, avança até o ataque e chuta de fora da área. A bola explode no travessão.

Segundo tempo
9 – Contra-ataque puxado por Ramires. Ele rola para Hugo Sanches, na área. Ele chuta mal, para fora.
14 – Rogério parte da intermediária, dispara, passa por Anderson Salles, invade a área e chuta cruzado, no travessão.
20 – Contra-ataque do Cascavel. Robinho cruza da direita. Sotto se atira na pequena área, mas não alcança.
33 – Thiago Alves faz boa jogada, dribla um, invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
37 – Boa troca de passes do Paraná. Biteco toca para Da Silva, na meia-lua. Ele chuta fraco. O goleiro segura.
38 – Contra-ataque do Cascavel. Douglas dispara e chuta cruzado. Renan faz boa defesa.
46 – Robinho enfia. Douglas sai na cara do gol e chuta. Renan faz grande defesa.
48 – Lance polêmico. Thiago Alves joga para a área. A bola bate no travessão e o goleiro tira mal. Da Silva aproveita e marca o gol. A arbitragem anula, marcando que a bola já tinha saído. O Paraná reclama.
52 – Douglas chuta da meia-lua e Renan faz boa defesa, no cantinho.