Valquir Aureliano – Ruan enfrenta o Ypiranga

O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com o Ypiranga, nessa segunda-feira (dia 2), na Vila Capanema, pela 10ª rodada (a primeira do returno) da Série C do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 9 pontos na 9ª (penúltima) posição do Grupo B, dentro da zona de rebaixamento. Está dois pontos atrás do 8º colocado. O Ypiranga segue na liderança, com 20 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A primeira fase é disputada em turno e returno (18 rodadas). Os quatro primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase. Os dois últimos de cada grupo são rebaixados.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

A partida marcou a estreia do técnico Sílvio Criciúma no Paraná Clube, contratado para substituir Maurilio.

ESCALAÇÕES
As baixas no Paraná eram o centroavante Reis, suspenso, e o meia Gabriel Pires, lesionado. Por opção do treinador, deixaram a equipe e começaram no banco o volante Kriguer, o zagueiro Vinícius Guarapuava e o ponta Ebere. Revelação da base, Ruan ficou com a vaga de Reis. As novidades foram os pontas Erivan e Sillas, o volante Janderson e o zagueiro Rômuto como titulares. Sillas atuou improvisado como meia centralizado.

O técnico anterior, Maurilio, vinha usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. Sílvio Criciúma manteve esse formato e usou a linha de três com Gustavo França (direita), Sillas (centro) e Erivan (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Ypiranga, que não se preocupou em controlar a posse de bola, mas soube aproveitar as falhas do adversário. O Paraná apresentou dificuldades na saída de bola, não mostrou qualidade nas bolas longas e quase não jogou. Praticamente não conseguiu chegar à área adversário ou à linha de fundo. E não finalizou. O time gaúcho fez 1 a 0 aos 14 minutos, em cobrança de escanteio e finalização de cabeça de Kanu. Depois, o jogo ficou truncado, sem ataques dos dois lados.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Paraná não fez substituições, mas mudou taticamente. O volante Moisés Gaúcho recuou entre os zagueiros para coordenar a saída de bola. E os dois laterais passaram a avançar ao mesmo tempo. Com essa alteração, o time paranaense passou a dominar o jogo e criou três boas jogadas em 15 minutos. Aos 5, Ruan levou perigo em finalização de cabeça, após bom cruzamento de Alex Murici. Aos 6, Danilo chutou cruzado e o goleiro defendeu. Aos 21, Gustavo França chutou para fora e perdeu gol feito, após receber bom passe de Sillas. Depois disso, o Ypiranga encaixou a marcação e o jogo ficou truncado, sem ataques dos dois lados.

SUBSTITUIÇÕES E EMPATE NO FIM
Aos 26 do 2º, as primeiras substituições no Paraná, com as entradas do ponta Vinícius Moura e do meia-atacante Lucas Sene, e as saídas de Erivan e Gustavo França. Sillas passou para a ponta e Sene ficou como meia centralizado. O 4-2-3-1 foi mantido. A situação pouco mudou e o jogo seguiu amarrado. Aos 36, Sílvio Criciúma deixou o time mais ofensivo, com a entrada do ponta Ebere no lugar do volante Moisés Gaúcho. Ao mesmo tempo, fez uma troca na lateral-esquerda (Danilo por Bryan). O Ypiranga conseguiu segurar o resultado até os 48, quando o Paraná finalmente criou uma jogada e chegou ao empate. Alex Murici cruzou da direita e Vinícius Moura cabeceou no canto: 1 a 1. Aos 49, entrou Adriano Júnior no lugar de Ruan.

PARANÁ 1×1 YPIRANGA
Paraná: Bruno Grassi; Alex Murici, Jonathan Costa, Rômulo e Danilo (Bryan); Moisés Gaúcho (Ebere) e Janderson; Erivan (Vinícius Moura), Sillas e Gustavo França (Lucas Sene); Ruan (Adriano Júnior). Técnico: Sílvio Criciúma
Ypiranga: Deivity; Muriel, Douglas, Kanu e Jonathan; Fidélis (Revson), Clayton, Silvano (Léo Santos), Sodré (Luiz Felipe) e Dico (Erick); Quirino (Cristiano). Técnico: Júnior Roch
Gols: Kanu (14-1º) e Vinícius Moura (48-1º)
Cartões amarelos: Deivity, Fidélis, Cristiano, Revson, Luiz Felipe (Y). Alex Murici (P).
Árbitra: Deborah Cecilia Cruz Correia (PE)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Contra-ataque. Quirino ganha de Rômulo na velocidade e rola para Sodré, na cara do gol. Ele chuta e Bruno Grassi salva.
14 – Gol do Ypiranga. Muriel bate escanteio. Kanu sobe com os zagueiros e toca de cabeça, no canto.
43 – Cruzamento perigoso. Bruno Grassi tira de soco. Dico pega o rebote, cai na área ao dividir com Erivan e pede pênalti.
44 – Sillas tenta cruzar e a bola vai direto para o gol. A bola passa perto, sobre o gol.

Segundo tempo
5 – Alex Murici cruza da direita. Ruan cabeceia. O goleiro salva com o pé.
6 – Danilo invade a área e chuta cruzado. O goleiro espalma.
12 – Sillas enfia nas costas da defesa. Gustavo França fica na cara do gol e chuta para fora.
48 – Gol do Paraná. Alex Murici cruza da direita. Vinícius Moura cabeceia no canto.