Divulgação/Márcio Cunha/ACF – Jogadores da Chapecoense comemoram gol contra o Paraná Clube

O Paraná Clube perdeu por 2 a 0 para a Chapecoense, nessa segunda-feira (dia 28) à noite, em Chapecó, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 32 pontos, dentro da zona de rebaixamento. A equipe catarinense está na liderança, com 62 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, a Chapecoense mandou no jogo no primeiro tempo e teve facilidade para marcar três gols – um deles foi mal anulado pela arbitragem. No segundo tempo, o Paraná reagiu e conseguiu levar perigo em vários momentos, mas não teve qualidade ao definir as jogadas.

FASES
O resultado ampliou a má fase do Paraná, que somou 1 vitória, 1 empate e 11 derrotas nos últimos 13 jogos. Já a Chape teve apenas 3 derrotas em toda a competição.

RETROSPECTO
Em toda história, o Paraná só enfrentou esse adversário quatro vezes em Chapecó, somando 2 empates e 2 derrotas.

ESCALAÇÕES
Os desfalques no Paraná eram Luan e Renan (lesionados) e Jhony Douglas (suspenso). O treinador fez mais três alterações, com as entradas de Philipe Maia, Renan Bressan e Andrey. Saíram do time Luan, Thiago Alves e Bruno Gomes. O esquema tático era o 4-1-4-1, com o zagueiro Philipe Maia improvisado como volante. A linha de quatro tinha Meritão e Karl pelo centro, além de Andrey (direita) e Wandson (esquerda) nas extremas. O meia Renan Bressan atuou improvisado como centroavante.

Já a Chape não tinha Alan Ruschel, Ezequiel, Joílson, Luiz Otávio, Tharlis, Thiago Ribeiro, Tiepo, Evandro e Fernandinho, todos em recuperação.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com bola na trave da Chape, aos 5 minutos, em chute de fora da área de Mike. Aos 9, confusão em campo. Aylon cruzou da direita. Alisson trombou em Philipe Maia e a bola sobrou na linha do gol para Moccelin completar. O árbitro validou, mas volta atrás depois de consultar o bandeirinha e anulou o gol. Na Central do Apito do Sportv, o ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira afirmou que o gol foi legal, sem falta no goleiro ou impedimento. Pouco ajudou. Aos 14, a Chape abriu o placar, quando Busanello passou fácil por Paulo Henrique e cruzou. Anselmo Ramon errou o chute, mas Anderson Leite chutou livre na área: 1 a 0. O time catarinense dominou o primeiro tempo e fez o segundo gol aos 37, após lançamento de Anderson Leite e boa jogada de Matheus Ribeiro na área. Ele chutou, Alisson deu rebote e Mike aproveitou: 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saíram Philipe Maia e Wandson e entraram o extremo Gabriel Pires e o centroavante Bruno Gomes. Com isso, Bressan voltou a jogar como meia. O Paraná avançou em campo e finalmente conseguiu atacar, construindo cinco boas jogadas nos 15 primeiros minutos. A Chape ficou recuada e esperando uma falha para contra-atacar. Aos 25, entraram Kaio e Thiago Alves. O ritmo do jogo caiu. Aos 33, Guilherme Biteco entrou na partida.

Aos 44, Gabriel Pires caiu na área e pediu pênalti. A imagem da TV dá a impressão que houve falta no jogador do Paraná. Na Centra do Apito, Paulo César de Oliveira afirmou que a arbitragem errou ao não marcar a penalidade. No mesmo lance, Kaio atingiu um adversário, levou o segundo amarelo no jogo e acabou expulso.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 16 finalizações (4 certas), 49% de posse de bola, 83% de acerto nos passes e 5 escanteios. A Chape obteve 15 finalizações (4 certas), 51% de posse de bola, 83% de acerto passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CHAPECOENSE 2×0 PARANÁ
Chapecoense: João Ricardo; Matheus Ribeiro, Felipe Santana, Derlan e Busanello (Roberto); Willian Oliveira, Anderson Leite (Locatelli) e Aylon (Denner); Mike (Bruno Silva), Paulinho Moccelin (Felipe Garcia) e Anselmo Ramon. Técnico: Umberto Louzer
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Jean Victor; Philipe Maia (Gabriel Pires); Karl, Higor Meritão (Kaio), Andrey (Thiago Alves) e Wandson (Bruno Gomes); Renan Bressan (Guilherme Biteco). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Gols: Anderson Leite (14-1º), Mike (37-1º),
Expulsão: Kaio (44-2º)
Cartões amarelos: Kaio e Fabrício (P).
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Local: Arena Condá, em Chapecó

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Escanteio da Chape. Fabrício tira para a meia-lua. Mike chute colocado e acerta a trave.
9 – Aylon cruza da direita. Alisson tromba em Philipe Maia e a bola sobra na linha do gol para Mocecelin completar. O árbitro valida, mas volta atrás depois de consultar o bandeirinha e anula o gol.
14 – Gol da Chape. Busanello passa fácil por Paulo Henrique e cruza rasteiro. Anselmo Ramon erra o chute na área. Anderson Leite pega a bola perdida, na marca do pênalti, e chuta no canto.
16 – Falta na esquerda. Moccelin lança para a área. Felipe Santana cabeceia no canto e Alisson defende.
34 – Moccelin cruza rasteiro. Na segunda trave, Anderson Leite chuta perto, ao lado.
37 – Gol da Chape. Anderson Leite lança. Matheus Ribeiro domina na área, finta Jean Victor e chuta. Alisson rebate. Mike aproveita e cutuca para o gol vazio.

Segundo tempo
4 – Andrey arrisca de fora da área. O chute sai fraco e o goleiro segura fácil.
6 – Karl chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
7 – Jean Victor bate escanteio. Rafael Lima cabeceia perto, sobre o gol.
8 – Andrey faz boa jogada e chuta de fora da área. O goleiro segura.
11 – Andrey faz boa jogada e rola para Bressan, que chuta de fora da área. O goleiro segura.
17 – Paulo Henrique chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
22 – Boa jogada. Bruno Gomes ajeita para Andrey, que invade a área e chuta sobre o gol.
34 – Bruno Silva faz boa jogada e chuta perto, ao lado.