Rui Santos / Divulgação / Paraná Clube – O técnico Allan Aal

O Paraná Clube está classificado para as quartas de final do Campeonato Paranaense. O time obteve a última vaga ainda em disputa mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Toledo, em Toledo, na tarde deste domingo (15). O jogo era válido pela 11ª e última rodada da primeira fase da competição.

A partida em Toledo foi disputada com portões fechados, por determinação da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A entidade acatou recomendação do Ministério da Saúde para evitar aglomerações de pessoas – como ocorre nas arquibancadas de um jogo de futebol – devido ao surto de coronavírus.

CLASSIFICAÇÃO

O Paraná começou a rodada com 13 pontos e só precisava de um ponto para garantir a vaga.  Até uma derrota serviria, desde que o Cascavel CR (10 pontos) não derrotasse o PSTC, em Cornélio Procópio. Esse jogo terminou 1 a 1.

Com o resultado em Toledo, o Paraná ficou com 13 pontos e classificou-se em 8º lugar entre os oito que se garantiram nas quartas de final. O adversário será o Coritiba, que terminou a primeira fase na liderança. Os outros jogos serão FC Cascavel (2º) x Rio Branco (7º), Athletico (3º) x Londrina (6º) e Operário (4º) x Cianorte (5º).

SOB RISCO

O Campeonato Paranaense, contudo, pode acabar paralisado. Neste domingo, a CBF determinou a suspensão de todos os jogos de competições nacionais – como a Copa do Brasil, na qual o Paraná ainda está na disputa. A CBF deixou a cargo de cada federação estadual a decisão de suspender ou não os campeonatos. A FPF deve se pronunciar nesta segunda-feira (16). Pela tabela original, as quartas de final começariam no próximo fim de semana.

DESCENSO

O Toledo, por sua vez, lutava contra o rebaixamento. Com o resultado, foi a 10 pontos e terminou em 10º lugar. PSTC (6 pontos) e União Beltrão (5 pontos) foram as equipes que caíram para a segunda divisão estadual.

ESCALAÇÃO

O Paraná entrou com um time todo reserva. O planejamento da comissão técnica era poupar os titulares para o duelo desta quarta-feira (18) pela Copa do Brasil, contra o Botafogo, na Vila Capanema. Contudo, esse jogo foi suspenso neste domingo (15), por determinação da CBF, devido ao surto de coronavírus. O time ficou num 4-2-3-1, com Bruno e Kazu como volantes, Michel como meia, Robson na ponta-direita, Kessley na esquerda e Rafael Furtado como atacante centralizado.

PRIMEIRO TEMPO

Fora de casa, diante de um adversário que lutava contra o rebaixamento, o Paraná cedeu terreno nos primeiros minutos. O time conseguiu equilibrar a posse de bola, mas mostrou lentidão, não finalizava na direção certa – finalizou apensa três vezes, todas para fora – e errava passes quando chegava perto da área. O Toledo, ao contrário, teve as melhores chance de gol da etapa. Em uma delas, PH chutou no travessão. Além disso, o goleiro Filipe Santos, do Paraná, fez quatro defesas, sendo três difíceis.

SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo, o Paraná não mudou jogadores, tampouco mudou a forma de jogar. Como resultado disso, levou um gol aos 9 minutos, marcado por PH. Aos 13 minutos, o técnico Allan All trocou Bruno por Dudu no meio-de-campo. Aos 18, trocou meia Moichel pelo atacante Rodrigo Rodrigues. Em seu primeiro lance, o atacante conseguiu a primeira finalização certa do time em toda a partida. O time passou a jugar num 4-4-2.

Aos 26 minutos, o Paraná ficou sabendo que o Cascavel CR havia chegado ao empate contra o PSTC. Mais um gol do Cascavel significaria a eliminação do time da Capital. A equipe passou a tentar pressionar, mas não conseguia produzir jogadas. Em sua última cartada, o treinador trocou Kazu por Kriguer no meio-de-campo, aos 36 minutos. Não deu resultado.

Na partida, o Paraná somou 6 finalizações (1 certa) e o Toledo finalizou 12 vezes (6 na direção certa e uma na trave).

TOLEDO 1 x 0 PARANÁ
Toledo: Diego; Juninho, Vavá, Murilo Batalha e Dudu; Jhonathan, Christian, Gustavo e David (Eduardo); PH (Marcos) e Lucas Vieira (André Bala). Técnico: Zé Maria
Paraná: Filipe; Rafael França, Everson, Fernando Timbó e Hulk; Bruno (Dudu), Kazu (Kriguer) e Michel (Rodrigo Rodrigues); Rafael Furtado e Kessley. Técnico: Allan Aal
Gols: PH (9-2º)
Cartões amarelos: Juninho, André Bala, Christian, Diego, Jhonathan
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

1 – Everson perde a bola na defesa. David fica com ela, avança e bate a gol. O goleiro salta no canto esquerdo e defende

6 – Kessley cruza da esquerda. Rafael Furtado cabeceia por cima do gol

12 – Michel arrisca de longe e manda por cima do gol

18 – Gustavo cruza da esquerda. Christian, na outra ponta, bate cruzado, no alto do gol. Filipe pega

24 – Após cruzamento, David tenta de voleio. A bola fica com PH, que domina, dribla Bruno e finaliza, mas acerta o travessão

25 – Kessley dribla Juninho e cruza da esquerda. Rafael Furtado cabeceia prensado com a zaga. A bola vai por cima do gol

36 – PH cruza da esquerda, Vieira sobe nas costas de Fernando Timbó e cabeceia firme. Filipe faz grande defesa, no reflexo

41 – Jhonatan chuta de longe. Filipe espalma no canto esquerdo

SEGUNDO TEMPO

2 – PH avança em contra-ataque, passa por um marcador na velocidade e bate cruzado, com perigo, mas para fora

9 – Gol do Toledo. PH recebe de André Bala na área, dribla Fernando Timbó e toca cruzado, por baixo do goleiro

15 – Vavá cruza. André Bala cabeceia por cima do gol

18 – Rodrigo Rodrigues rouba bola na área, gira e bate a gol. Diego defende no canto direito

25 – Christian arrisca de fora da área. O goleiro cai no canto esquerdo e pega

28 – Juninho cobra falta e manda por cima do gol

30 – Hulk cobra escanteio. A bola cai na pequena área com Rodrigo Rodrigues, que finaliza por cima

44 – Cristian bate falta direto a gol. O goleiro pega

50 – Rodrigo Rodrigues cruza. Rafael Furtado cabeceia para fora