Divulgação/Paraná Clube/Geraldo Bubniak – Vitinho (ao centro)

O Paraná Clube perdeu por contusão seu único titular invicto na Série B de 2019. O meia Vitinho ainda não perdeu com o time paranaense na competição. Com ele em campo, a equipe somou três vitórias (CRB, Coritiba e Operário) e dois empates (Oeste e Ponte Preta).

No jogo de terça-feira (dia 8), em Ponta Grossa, Vitinho sentiu o joelho e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. Ainda não há detalhes sobre a lesão, mas a previsão inicial é que ele desfalque o time no sábado (dia 12) às 16h30, contra o líder Bragantino, em Bragança Paulista (SP).

Uma opção para o lugar dele seria o meia Fernando Neto, que vem atuando improvisado como volante. No entanto, o jogador está suspenso por cartões amarelos.

Outra alternativa seria Matheus Anjos, mas o jogador está em recuperação no departamento médico desde 13 de julho.

João Pedro vira o favorito à posição. O jogador atuou a maior parte da carreira como extremo, pelo lado direito do setor ofensivo. Nas poucas vezes que jogou centralizado, não teve bom desempenho.

ESQUEMA TÁTICO
Matheus Costa usou o esquema tático 4-2-3-1 em quase todas as partidas da Série B 2019, com um meia centralizado (como Vitinho) e dois extremos (como Bruno Rodrigues e Judivan) na linha de três.

No primeiro tempo contra o CRB, em Alagoas, o treinador usou o 4-1-4-1, com Jhony Douglas como único volante e com Luiz Otávio e Itaqui centralizados na linha de quatro. No entanto, a equipe teve péssimo desempenho e só reagiu no segundo tempo, quando voltou ao 4-2-3-1.

Mesmo assim, o 4-1-4-1 não será surpresa no sábado, contra o Bragantino. Uma outra alternativa é escalar Itaqui como meia ofensivo centralizado no 4-2-3-1. O jogador já atuou nessa posição no Brasil de Pelotas (RS).

PROVÁVEL ESCALAÇÃO
A provável escalação do Paraná para sábado é Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Rodolfo, Leandro Almeida e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui (Jhony Douglas); Bruno Rodrigues, João Pedro (Itaqui) e Judivan; Jenison.