Valquir Aureliano – Matheus Anjos: meia ou volante

O Paraná Clube está negociando o empréstimo de três jogadores do Athletico Paranaense para a disputa da Série C. O clube da Vila Capanema pode receber o atacante Elias Carioca, o meia Matheus Anjos e o lateral-direito Kleiton. Ainda não há informações sobre a questão salarial – se será dividido entre os clubes ou se um deles vai pagar 100%.

Os três jogadores são ‘multiuso’, ou seja, podem atuar em mais de uma posição. Kleiton, 22 anos, foi lançado no profissional como ponta, mas passou a jogar de lateral-direito na temporada 2021. Elias Carioca, 21 anos e 1,85 m de altura, normalmente atua como ponta, mas também pode ser usado como centroavante. Matheus Anjos, 22 anos, passou quase toda a carreira como meia ofensivo centralizado, mas acabou jogando como volante em certos momentos do Campeonat Paranaense 2021.

O técnico Maurilio vem usando o esquema tático 4-2-3-1 em 2021. Para a função de meia ofensivo centralizado, começou com Juninho. Depois, usou o uruguaio Maxi Rodríguez nessa posição e moveu Juninho para extremo pela esquerda. Matheus Anjos entraria nessa disputa.

Com Maxi pelo centro e Juninho na esquerda, Maurilio tem usado um jogador com característica de ponta pela direita (Gustavinho ou Gustavo França). Elias Carioca entra nessa disputa ou pode jogar como centroavante na ausência de Reis, titular da camisa 9.

Kleiton é outra opção para o lado direito do setor ofensivo ou pode jogar na lateral-direita, que conta com Pedro Rocha e Paranhos como opções.

HISTÓRICO
Revelado na base do Athletico, Matheus Anjos atuou pelo Paraná na Série B de 2019, junto com o meia João Pedro, o goleiro Lucas Macanhan e o ponta Bruno Rodrigues. Foram 17 jogos, dois gols e duas assistências de Anjos na Série B de 2019. Na Série B de 2020, o jogador defendeu o Botafogo-SP e somou 1 gol e 3 assistências em 31 jogos. No Paranaense 2021, teve fraco desempenho com o time de aspirantes do Athletico.

Elias Carioca surgiu no Nova Iguaçu e se destacou no Santa Cruz em 2019. Chegou ao Athletico em 2020 e disputou seis partidas pelo Paranaense, com o elenco de aspirantes. Em seguida, foi emprestado para o Guarani. Disputou nove jogos pelo clube de Campinas (quatro pelo Paulista e cinco pela Série B), nenhum como titular. Não fez gols ou assistências.

Revelado na base do Atlético-MG, Kleiton foi reserva do Santa Cruz na temporada 2020 — só atuou em cinco jogos. No Paranaense 2021, pelos aspirantes do Athletico, jogou em quatro rodadas.