Divulgação/Marcos Freitas/Ag. Mirassol FC – Mirassol 0x3 Paraná Clube

O Paraná Clube venceu por 3 a 0 o Mirassol (SP), nesse sábado (dia 10) à tarde, no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, pela 7ª rodada do grupo B da Série C. Os gols foram do ponta Ebere, do centroavante Reis e do zagueiro Vinícius Guarapuava, todos de cabeça. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar do Grupo B, com 7 pontos. A equipe paulista está na 7ª colocação, com 7 pontos.

A primeira fase é disputada em turno e returno (18 rodadas). Os quatro primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase. Os dois últimos de cada grupo são rebaixados. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

NOVO ARTILHEIRO
Com 3 gols em 7 jogos, o centroavante Reis agora é o artilheiro do Paraná na temporada 2021, empatado com Gustavinho (3 gols em 17 jogos). Titular da Nigéria no Mundial Sub-17 de 2015, o ponta Ebere Osinachi tem agora 1 gol em 3 jogos pelo clube paranaense. O zagueiro Vinícius Guarapuava também soma 1 gol em 3 partidas pelo Paraná.

FASES
O Paraná não vencia fora de casa desde 8 de maio (2 a 1 sobre o Cascavel CR, pelo Paranaense). Desde então, foram 5 jogos longe da Vila Capanema, com 3 derrotas e 2 empates.

Pior mandante do Grupo B da Série C, o Mirassol não vence em casa desde 21 de abril (2 a 1 sobre o Botafogo-SP, pelo Paulistão). Desde então, foram 6 jogos como mandante, com 4 derrotas e 2 empates.

REFORÇOS
As novidades no banco foram dois recém-contratados: o volante Janderson Maia (ABC-RN) e o ponta Vinícius Moura (Concórdia-SC). Vinícius Moura entrou no 2º tempo e fez sua estreia pelo Paraná.

ESCALAÇÃO
A única novidade na escalação foi o ponta nigeriano Ebere no lugar de Adriano, que vinha atuando aberto pela direita. Maurilio manteve o esquema tático 4-2-3-1, com a linha de três com Ebere (direita), Gustavo França (esquerda) e Gabriel Pires (centro). Reis era o centroavante.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o padrão Série C de qualidade, com muitos erros técnicos e pouca organização tática (ofensiva e defensiva) das equipes. Os times não conseguiram construir boas jogadas ofensivas. A primeira etapa teve quatro chances de gol, todas originadas em erros graves do sistema defensivo. O Paraná aproveitou a única oportunidade que teve nesse período e o Mirassol desperdiçou as três. Aos 33, Gustavo França cobrou escanteio, o goleiro furou e a bola sobrou para Ebere cabecear: 1 a 0. O time paulista teve três chances claras. Aos 26, a zaga do Paraná errou no posicionamento e Mateus Anderson saiu na cara do gol, mas Bruno Grassi salvou. Aos 43, após escanteio, o sistema defensivo se desorganizou e Sousa ficou livre na área, mas finalizou para fora. Aos 46, foi a vez do goleiro Bruno Grassi cometer falha grave e deixar Mateus Anderson livre na pequena área, mas o jogador cabeceou para fora.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o Mirassol avançado, mas com dificuldades para atacar. Aos 11, o Paraná ampliou para 2 a 0 em contra-ataque de Ebere e Gustavo França finalizado por Reis. Em seguida, aos 14, Gustavo França foi expulso por falta violenta. O Mirassol ficou com um jogador a mais e partiu para cima. Aos 18, Gabriel Pires saiu lesionado. Entrou o volante Adriano. O Paraná resistiu à pressão e chegou ao 3º gol aos 25, após escanteio e rebote. Alex Murici cruzou e Vinicius Guarapuava de cabeça. O Paraná seguiu melhor até o fim, marcando com eficiência e levando perigo nos contra-ataques. Aos 27, entraram Bryan e Vinícius Moura. Aos 39, entraram o zagueiro Samuel e ponta Sillas.

MIRASSOL 0x3 PARANÁ
Mirassol: Matheus Aurélio; Samuel Santos (Lucas Silva), Diego Landis, Guilherme Paraíba (Macena) e Foguinho (Frank); Sousa, Daniel, Neto Moura, Rafael Silva e Mateus Anderson (Bruno Xavier); Giovani (Kauan). Técnico: Eduardo Baptista
Paraná: Bruno Grassi; Alex Murici, Jonathan Costa, Vinicius Guarapuava e Danilo (Bryan); Moisés Gaúcho e Kriguer (Silas); Ebere (Vinícius Moura), Gabriel Pires (Adriano) e Gustavo França; Reis (Samuel). Técnico: Maurílio Silva
Gols: Ebere (33-1º), Reis (11-2º) e Vinícius Guarapuava (25-2º)
Expulsão: Gustavo França (14-2º)
Cartões amarelos: Reis, Kriguer (P). Kauan (M).
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Local: Estádio José Maria de Campos, em Mirassol

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
25 – Falta na esquerda. Gustavo França cobra direto. A bola vai sobre o gol.
26 – A dupla de zaga falha. Mateus Anderson sai na cara do gol e chuta. Bruno Grassi salva para escanteio.
33 – Gol do Paraná. Gustavo França bate escanteio para a 2ª trave. O goleiro fura. Ebere cabeceia e acerta o canto.
43 – Depois de escanteio e confusão na área, a bola sobra para Diego Landis, na área. Ele cruza e encontra Sousa livre, na cara do gol. Ele chuta para fora.
44 – Reis chuta de longe. O goleiro segura no centro.
46 – Samuel Santos cruza da direita. Bruno Grassi fica parado e só olha Mateus Anderson cabecear, livre na pequena área. A bola vai para fora.

Segundo tempo
3 – Falta perto da área. Sousa chuta rasteiro, ao lado do gol.
11 – Gol do Paraná. Ebere avança pela direita e toca para Gustavo França, na esquerda. Ele passa para Reis, na área. Ele chuta no goleiro, pega o rebote e finaliza de cabeça.
16 – Bruno Xavier chuta cruzado. A bola passa perto.
25 – Gol do Paraná. Depois de escanteio, Alex Murici cruza da direita. Reis desvia na 1ª trave. Vinícius Guarapuava completa de cabeça, quase dentro do gol.
31 – Frank cruza. Macena domina na área e chuta sobre o gol.
37 – Do campo de defesa, Vinícius Moura vê o goleiro adiantado e tenta o gol por cobertura. O goleiro volta e defende.
43 – Adriano tenta a jogada invididual e chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.