Valquir Aureliano – Matheus Costa: “Temos que assumir a responsabilidade para voltar aos 4 primeiros”

O Paraná Clube enfrenta o América-MG neste sábado (3), às 17 horas, pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão. O time paranaense pode chegar ao 3º lugar se vencer, mas para isso precisa superar a “montanha-russa” que vem vivendo na competição.

Nas últimas sete rodadas, o Paraná conseguiu uma grande ascensão, ao vencer cinco partidas seguidas. Depois, contudo, experimentou uma queda vertiginosa: levou 1 a 0 do Sport em casa – a primeira derrota na Vila Capanema nesta Série B – e na última terça-feira (30/7) levou 3 a 0 do Londrina, no Norte – a pior derrota neste ano até agora.

Para o técnico Matheus Costa, chegou a hora de subir de novo. “Ficamos duas rodadas em 2º e geramos expectativas. Temos que assumir a responsabilidade para voltar aos 4 primeiros”, disse ele. O Paraná tem 22 pontos e está em 6º lugar. Se vencer, chega a 25 e passa à frente de Coritiba (4º, com 23), Sport (5º, com 23) e supera também o Londrina (3º, com 24), que nesta sexta-feira (2) empatou com o Atlético-GO em 1 a 1 — o time goiano foi a 25 pontos, em 2º lugar e saldo de +6.

Costa afirmou que o time não pode se deixar abater pelas duas derrotas. “Temos que estar psicologicamente bem. Temos que entrar nesse jogo sabendo de nossas responsabilidades”, disse ele, nesta sexta-feira (2). “Dependemos apenas de nós para voltar ao G4”.

Para este sábado, Matheus Costa pode contar com o retorno do zagueiro Eduardo Bauermann, que cumpriu suspensão na terça-feira. Por outro lado, o treinador faz mistério sobre o substituto de Bruno Rodrigues, que se lesionou. As principais opções são Caio Monteiro e Rodrigo Porto.

América-MG

Apesar de todo o prestígio – foi campeão em 2017, à frente do Internacional –, o América-MG é o último colocado da Série B, com 10 pontos. O time não venceu nenhum jogo em casa, mas já conseguiu dois triunfos fora de casa, sendo o último na terça-feira, contra a Ppnte Preta, em Campinas. O técnico Felipe Conceição não tem jogadores suspensos nem lesionados para este sábado.

PARANÁ CLUBE x AMÉRICA-MG
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui (Luan); João Pedro, Fernando Neto e Caio Monteiro (Rodrigo Porto); Jenison. Técnico: Matheus Costa
América-MG: Jori; Diego Ferreira, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e William Maranhão; Felipe Azevedo, Matheusinho e Jonatas Belusso. Técnico: Felipe Conceição
Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)
Local: Vila Capanema, sábado, às 17 horas