Reprodução/Saojosefutebol.com.br – Site do São José apresenta o estádio

O Paraná Clube joga uma decisão no próximo domingo, em Porto Alegre. O duelo com o São José será crucial na luta contra o rebaixamento na Série C. Os dois times estão separados por três pontos na tabela.

O jogo será no estádio Francisco Novelletto, o Passo D´Areia. O clube de Porto Alegre usa grama sintética no local desde 2010. A decisão foi tomada por Francisco Novelletto, então dirigente do clube e que também presidiu a Federação Gaúcha de Futebol. Ele ficou impressionado com a grama sintética do estádio do Chivas Guadalaraja, no México, e decidiu implantar no clube.

“Pagamos R$ 800 mil pelo nosso gramado. Como era o primeiro do continente em um estádio de futebol, acabamos conseguindo uma parceria e pagando menos do que ele custava”, disse Novelletto, para o site GaúchaZH, em 2016. “Decidimos pelo sintético porque o Passo D’Areia virava uma banhado quando chovia, nem dava para treinar. Desde então, lá jogam do sub-8 ao sub-80”, argumentou.

Na mesma matéria, o site gaúcho explicou as diferenças entre o Passo D´Areia e a Arena da Baixada. “O fio da grama tem 7cm de altura (o do Passo D’Areia, 6,5cm) e, em vez de farelo de borracha para compor o gramado, é utilizado um composto orgânico, cor de terra, com fibra de coco, e que impede o aquecimento excessivo do campo artificial – como ocorreu no Gauchão de 2014, em partida entre São José e Grêmio”, explicou o texto.

No mesmo texto, o meia Diogo Oliveira falou sobre a diferença entre os dois gramados. “São sintéticos, mas bem diferentes. O do São José é bem mais ralo e a bola quica mais, fica mais viva, não rola bem no chão, como lá na Arena”, disse o jogador, que atuou nos dois campos. “O sintético da Arena parece um gramado natural. É mais alto. O do São José, talvez pelo tempo, já está mais surrado, mais batido. Qualquer gramado artificial te dá um temor a mais. Prefiro a grama comum”, comentou.

Em 2018, o São José investiu mais R$ 1,2 milhão para trocar o gramado por uma versão melhor e melhorar também o piso, segundo matéria publicada pelo Correio do Povo.

Mesmo com a modernização, o gramado atual do Passo D´Areia ainda provoca muita polêmica. Em março de 2021, o jornalista José Alberto Andrade, repórter da Rádio Gaúcha, publicou texto afirmando que é preciso banir o gramado do estádio do São José.

No último sábado (21), o volante Moisés Gaúcho, 26 anos, falou sobre o gramado do São José. “É um campo totalmente diferente do que enfrentamos no dia a dia. A bola quica. Vamos precisar inteligência e equilíbrio”, declarou o jogador, que passou a maior parte da carreira jogando no Rio Grande do Sul (Grêmio, Juventude e Lajeadense). “Não tem comparação com o campo do Athletico”, comentou. “E se a gente perder lá, podemos jogar as coisas pro ar porque já era”, afirmou.

Como preparação, o Paraná vai treinar na grama sinética do estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, nesta quinta-feira. Outra opção de sintética na região seria o Estádio Fracisco Muraro, do Trieste (futebol amador de Curitiba), no bairro Santa Felicidade.