Valquir Aureliano – Matheus Costa

No último jogo do Paraná Clube, o técnico Matheus Costa chegou a mudar o esquema tático por causa das opções existentes do meio para a frente para formar o time. Isso ocorreu na quinta-feira (5), quando o time derrotou o CRB por 2 a 1, em Maceió. De uma hora para outra, o treinador ganhou mais três opções para a linha de frente das equipe, com vistas à próxima partida.

As opções são os meias João Pedro e Fernando Neto e o atacante Judivan. João Pedro estava suspenso e pode voltar ao time. Fernando Neto se recuperou de lesão e deve estar a disposição. E Judivan foi contratado na última sexta-feira (6).

Judivan, que tem passagem pela seleção brasileira sub-20, é atacante de origem, mas admite que pode jogar pelos lados na linha de três meias. “Sou atacante mais avançado, mas posso também jogar pela beirada. Depende do que o treinador precisa”, afirmou ele, em sua apresentação ao clube.

Fernando Neto, por sua vez, deve treinar com bola a partir desta segunda-feira (9). Desde se que machucou, diante do Atlético-GO, ele ficou de fora em quatro partidas: Criciúma, Botafogo-SP, Vila Nova e CRB.

Até porque estava sem tantas opções na partida anterior, Matheus Costa havia alterado o esquema do Paraná. Contra o CRB, ele usou um 4-1-4-1, com Jhony Douglas como único volante, Luiz Otávio e Itaqui como meias-centrais e Vitinho (que estreava) e Bruno Rodrigues como jogadores abertos pelos lados. O esquema foi utilizado no primeiro tempo. Na etapa final, ele trocou Itaqui pelo meia Alesson e voltou ao esquema 4-2-3-1, que tem utilizado desde o começo da Série B.

Nas duas partidas anteriores – contra Botafogo-SP e Vila Nova –, o treinador usou um 4-2-3-1, com o volante Luiz Otávio improvisado no lado direito da linha ofensiva. João Pedro, que costuma atuar nesse setor, ficou centralizado.

Com as opções agora disponíveis, Costa pode retomar o 4-2-3-1, se quiser. Entre as opçoes mais imediatas, ele tem três volantes – Itaqui, Jhony Douglas e Luiz Otávio – para duas posições. E dispõe de João Pedro, Judivan, Alesson, Fernando Neto, Bruno Rodrigues e Rodrigo Porto para a linha de três meias.

O próximo jogo do Paraná será neste sábado (14), às 19 horas, contra o Cuiabá, na Vila Capanema. Depois de 21 rodadas, o time paranaense ocupa a 6ª posição, com 32 pontos.