Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Andrey: quatro gols pelo time principal do Paraná Clube

O Paraná Clube venceu por 2 a 0 o Cascavel CR, nessa quinta-feira (dia 23) à noite, no Estádio Olímpico Regional, em Cascavel, pela 2ª rodada do Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na 3ª colocação, com 4 pontos. A equipe do Interior está na lanterna (12º lugar), sem pontos. Nessa fase, após 11 rodadas, os oito primeiros garantem vaga nas quartas de final.

Os gols foram marcados no primeiro tempo, por Andrey e Raphael Alemão. No segundo tempo, o Paraná teve chances para ampliar o placar, mas desperdiçou quatro boas oportunidades de gol.

Em relação ao desempenho, o Paraná fez uma boa partida. Cometeu alguns erros individuais, mas foi bem coletivamente. O time mostrou postura defensiva consistente e, no setor ofensivo, soube explorar a velocidade de Andrey e Alemão. Já o Cascavel CR mostrou uma equipe com frágil marcação, sem forças para pressionar a saída de bola adversária, com muito espaço no meio-campo e com a linha defensiva falhando nas bolas longas. Com a bola, o time do Interior incomodou nas jogadas individuais do meia Lucy e nas arrancadas do ponta Rone.

ARTILHARIA
O ponta Andrey, 19 anos, soma agora quatro gols em 21 jogos pela equipe principal do Paraná. O ponta Raphael Alemão, 23 anos, fez seu primeiro gol pelo clube. Essa foi a 12ª partida dele com o elenco principal.

RETROSPECTO
O Paraná nunca perdeu para o Cascavel CR. Em 13 duelos, foram 11 vitórias e dois empates. 

ESTREIAS
O jogo marcou as estreias do ponta Robson, 26 anos, ex-Seoul E-Land (Coréia do Sul) e Goiás, do meia Michel, 20 anos, emprestado pelo Cruzeiro, e do volante Kaio, 24 anos, emprestado pelo Grêmio. Os três entraram no segundo tempo.

ESCALAÇÃO
O técnico Alan Aal não tinha os dois laterais-direitos: Rafael França (ex-Vasco) e Paulo Henrique (ex-Tubarão), ambos lesionados. Com isso, o volante Bruno (20 anos, promovido da base) foi improvisado nessa posição.

O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Andrey (centro), Mosquito (esquerda) e Raphael Alemão (direita) na linha de três. Os meias Thiago Alves (promovido da base) e Michel (emprestado pelo Cruzeiro) começaram no banco.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Paraná, que soube aproveitar o espaço cedido pelo confuso sistema defensivo adversário. A aposta do time da capital era a bola longa da defesa direta para a velocidade de Alemão e Andrey. O primeiro gol veio já aos 12, em lançamento de Jhony Douglas para Andrey, que chutou no cantinho: 1 a 0. O segundo gol saiu aos 42, em bola longa de Fabrício para Juninho, que cruzou na medida para Alemão dominar, fintar o zagueiro e chutar: 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O Cascavel partiu para o ataque no segundo tempo e levou algum perigo em certos momentos. O Paraná ganhou mais espaço para contra-atacar, mas acabou errando demais nos momentos decisivos. Foram três boas chances de gol desperdiçadas pelo time da capital na segunda etapa.

Aos 12, a primeira troca no Paraná. Saiu Mosquito e entrou o ponta Robson. Aos 16, saiu Raphael Alemão e entrou o meia Michel, emprestado pelo Cruzeiro. O esquema 4-2-3-1 foi mantido, mas Andrey ficou na ponta. Aos 28, troca de volantes: saiu Kazu e entrou Kaio.

Aos 39, Andrey chegou a colocar uma bola na trave, quase fazendo o terceiro gol do Paraná.

CASCAVEL CR 0x2 PARANÁ
Cascavel CR: Fernando; Lapa, Cristian, Marcão e Marquinhos (Renê); Diego Lopes, Bruno Rodrigues, Matheus Oliveira (Gustavo), Lucy e Rone; Louback (Pedro Igor). Técnico: Luis Miguel
Paraná: Alisson; Bruno, Thales, Fabrício e Juninho; Jhony Douglas e Kazu; Raphael Alemão (Michel), Andrey e Gustavo Mosquito (Robson); Rafael Furtado. Técnico: Alan Aal
Gols: Andrey (12-1º), Raphael Alemão (42-1º),
Cartões amarelos: Lapa, Marcão, Cristian (Cas). Bruno (Par)
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Público: 328 pagantes
Local: Estádio Olímpico Regional, em Cascavel

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Boa jogada de Andrey. Alemão chuta da meia-lua. A zaga bloqueia.
12 – Gol do Paraná. Jhony Douglas lança na medida. Andrey sai nas costas da defesa e toca no cantinho, na saída do goleiro.
36 – Escanteio. Lucy cryza para a primeira trave. Louback cabeceia perto, ao lado.
37 – Lucy recebe na meia-lua, dribla Jhony Douglas e chuta perto.
42 – Gol do Paraná. Fabrício lança na ponta-esquerda. Juninho cruza para a segunda trave. Alemão domina, finta o zagueiro e chuta.

Segundo tempo
4 – Mosquito recebe na ponta-esquerda, livre. Ele erra o cruzamento e desperdiça bom ataque.
6 – Lapa cruza. Fabrício corta mal. Diego Lopes pega o rebote na meia-lua e chuta. Thales corta. Gustavo pega o rebote e chuta para fora.
8 – Andrey cruza na medida para Mosquito, na cara do gol. Ele chuta em cima do goleiro.
15 – Lapa cruza na medida para Igor, livre na cara do gol. Ele cabeceia para fora e perde grande chance.
18 – Falta na direita. Bruno Rodrigues cruza. Marcão marca de cabeça. O árbitro anula, por impedimento.
28 – Kaio cruza rasteiro da esquerda. Rafael Furtado tenta ‘de letra’. A bola passa perto, ao lado.
30 – Contra-ataque. Quatro contra dois. Robson rola para Michel, na cara do gol. Ele chuta em cima do goleiro.
39 – Robson lança na ponta-esquerda. Andrey parte livre e chuta com estilo. A bola explode na trave.
47 – Rone invade a área e chuta forte. Alisson defende.