Divulgação/Movimento e Foco/Carlos Chiossi – Toledo 0x2 Paraná Clube

O Paraná Clube venceu por 2 a 0 o Toledo Esporte Clube, nessa quarta-feira (dia 17) à tarde, no estádio 14 de Dezembro, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar, com 3 pontos. A equipe do Interior está na lanterna (a 12ª e última colocação), sem pontos. Foi a primeira vitória do Paraná Clube (e do técnico Maurílio) na temporada 2021.

O campeonato continua com o regulamento de 2020, com turno único na primeira fase. Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final, disputada com jogos de ida e volta.

Devido a situação da pandemia no Paraná, vários jogos foram adiados por tempo indeterminado. O Paraná Clube ainda não tem uma nova partida agendada.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

DESEMPENHO
O jogo foi marcado por erros individuais no primeiro tempo. O Paraná cedeu cinco chances de gol para o Toledo na primeira etapa, três delas originadas em falhas graves. No entanto, o time da capital também teve cinco oportunidades nesse período (todas em jogadas individuais) e abriu o placar de pênalti, com o centroavante Da Silva. No segundo tempo, o time do técnico Maurílio voltou mais organizado e criou jogadas coletivas, inclusive no lance do segundo gol, marcado pelo ponta Gustavinho. Além disso, melhorou defensivamente e correu menos riscos. No geral, foi a típica apresentação de uma equipe em construção, com muitas falhas individuais e falta de entrosamento.

TRÊS JEJUNS
O gol de Da Silva, aos 26 minutos do 1º tempo, encerrou um jejum de 501 minutos do Paraná sem balançar as redes adversárias. Ou seja, há mais de cinco partidas. O último gol havia ocorrido na derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, pela 35ª rodada da Série B de 2020.

A última vitória do Paraná havia ocorrido em 12 de janeiro de 2021, no 2 a 0 sobre o CSA, pela 34ª rodada da Série B de 2020. Depois, o time disputou mais sete jogos, com cinco derrotas e um empate, além da vitória dessa quarta-feira.

A última vitória do Paraná em Toledo foi em 2017, por 5 a 0. Depois daquela goleada, a equipe da capital havia acumulado dois empates em 0 a 0 (em 2018 e em 2019) e uma derrota por 1 a 0 (em 2020).

ESCALAÇÃO
As baixas no Paraná eram o lateral-direito Jailson e o zagueiro Micael, lesionados, além do volante Lucas Abreu, suspenso. Kaio entrou na lateral-direita e Anderson Salles, que vinha jogando como volante, recuou e passou a atuar como zagueiro. Outras novidades foram as entradas de Gustavinho e Thiago Alves nas pontas. Ex-titular, o ponta Hugo Sanches começou no banco.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Maurílio abandono o 4-3-3 usado na última partida e começou no 4-2-3-1, com Thiago Alves (esquerda), Gustavinho (direita) e Juninho (centro) na linha de três do setor ofensivo.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado, com cinco chances de gol para cada equipe. O time da capital abriu o placar aos 26, quando Gustavinho sofreu pênalti. Da Silva cobrou com um chute forte e rasteiro: 1 a 0. Os melhores momentos do Paraná nesse período foram em jogadas individuais de Ramires, Kaio e Gustavinho. O time da capital, porém, cometeu falhas seguidas no sistema defensivo e permitiu oportunidades de gol claras para o Toledo, que esbarrou no goleiro Renan.

SEGUNDO TEMPO
O Paraná reduziu os erros individuais no segundo tempo e encaminhou a vitória. Aos 12 minutos, Thiago Alves fez boa jogada para Juninho, que deu bom passe para Gusatvinho. Ele chutou cruzado e marcou 2 a 0 no placar. Aos 26, a primeira troca no Paraná, com a saída de Gustavinho para a entrada de Guilherme Biteco. Aos 29, saiu o meia Juninho e entrou o volante Moisés. Aos 30, saiu o volante Mazinho e entrou o ponta Hugo Sanches. Com isso, Biteco passou a jogar como meia centralizado. Aos 35, Maurílio substituiu os dois laterais, colocando o prata-da-casa Paranhos, que fez sua estreia profissional, e o colombiano Hurtado. O time da capital controlou o jogo na segunda etapa e correu poucos riscos.

TOLEDO 0x2 PARANÁ
Toledo: Paulo Sérgio; Gabriel Proença, João Neto, Diogo Rangel e Vavá; Davi Ferrari (Léo Carvalho), Jean Theodoro (Paulo Careca) e Julio Simas (Marcelo); Leo Porto, David e Pedrinho. Técnico: Valmir Israel
Paraná: Renan; Kaio (Paranhos), Anderson Salles, Jeferson e Christianno (Hurtado); Ramires e Mazinho (Hugo Sanches); Gustavinho (Biteco), Juninho (Moisés) e Thiago Alves; Da Silva. Técnico: Maurílio
Gols: Da Silva (26-1º) e Gustavinho (12-2º),
Cartões amarelos: Kaio (P).
Árbitro: Adriano Milczvski
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Kaio parte na ponta, dribla dois, invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
20 – Falta frontal de média distância. Vavá cobra perto, sobre o gol.
23 – Ramires parte pelo centro, passa por um e chuta da meia-lua. A bola passa perto, ao lado.
24 – Jean chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
25 – Gustavinho é derrubado por Julio Simas na área. Pênalti.
26 – Gol do Paraná. Da Silva cobra o pênalti com um chute forte e rasteiro, no cantinho. O goleiro não alcança.
31 – Gustavinho invade a área e rola para trás. Juninho recebe na marca do pênalti, mas erra feio o chute.
32 – Boa jogada do Toledo. Léo Porto sai na cara do gol e chuta forte. Renan faz grande defesa.
34 – Mazinho erra passe na defesa e deixa Léo Porto livre. O atacante se atrapalha e perde grande chance.
46 – Mazinho perde a bola na área. Jean invade a área e rola para Davi Ferreira, na cara do gol. Ele chuta e Jeferson bloqueia.
47 – Passe em profundidade. A defesa do Paraná falha e David sai na cara do gol. Ele chuta perto, ao lado.

Segundo tempo
1 – Falta de longa distância. Christianno chuta perto, sobre o gol.
6 – Depois de escanteio, a bola sobra para Jeferson, na área. Ele chuta sobre o gol.
12 – Gol do Paraná. Boa troca de passes. Thiago Alves para Juninho, que dá bom passe para Gustavinho. Ele invade a área e chuta no canto.
27 – Biteco lança Thiago Alves. Ele corta para dentro e chuta de fora área. O goleiro espalma.
38 – Falta na direita. Biteco cruza para a segunda trave. Anderson Salles cabeceia e o goleiro espalma.
40 – Cruzamento da direita. Marcelo mergulha e marca o gol, de cabeça. O árbitro anula por impedimento.

OS CONFRONTOS ENTRE TOLEDO ESPORTE CLUBE E PARANÁ
Os dois clubes só se enfrentaram quatro vezes na história
Toledo 0x5 Paraná — Paranaense 2017
Toledo 0x0 Paraná — Paranaense 2018
Toledo 0x0 Paraná — Paranaense 2019
Toledo 1×0 Paraná — Paranaense 2020
Toledo 0x2 Paraná — Paranaense 2021