Valquir Aureliano – Fabrício comemora gol

O Paraná Clube venceu por 2 a 0 o CRB, nessa segunda-feira (dia 14) à noite, na Vila Capanema, pela 10ª rodada da Série B. Os gols foram do zagueiro Fabrício e do volante Higor Meritão. Com o resultado, o time paranaense ficou na liderança isolada, com 20 pontos. Até o final da rodada pode ser alcançado por Ponte Preta e América-MG, que têm 17 pontos e ainda vão jogar. A equipe alagoana está na 10ª colocação, com 13 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

Em relação ao desempenho, o Paraná não fez uma boa partida, mas foi superior ao adversário na maior parte do tempo. Soube aproveitar seu domínio no primeiro tempo para abrir o placar. E começou bem a segunda etapa, quando ampliou para 2 a 0. Depois, a equipe recuou e sofreu pressão do CRB. O grande destaque positivo do time paranaense foi o sistema defensivo, com boa atuação e poucos erros nos 90 minutos.

ARTILHARIA
Fabrício chegou a 4 gols em 21 jogos. É o vice-artilheiro do Paraná em 2020, empatado com o ponta Andrey, que tem 4 gols em 18 jogos. O goleador é o meia Renan Bressan, com 5 gols em 15 jogos.

ESCALAÇÃO
A novidade foi o retorno do meia Renan Bressan, recuperado. Os desfalques eram os pontas Andrey, suspenso, e Biteco, em recuperação por desgaste físico. Gabriel Pires e Marcelo entraram nas pontas. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Gabriel Dias (direita), Bressan (centro) e Marcelo (esquerda). Já o CRB promoveu a estreia do volante Moacir (ex-Paraná e Coritiba).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Paraná, que aplicou boa marcação no campo do adversário e construiu com boa participação do meio-campo. Já o CRB insistiu nas bolas longas (foram 42 na primeira etapa, contra 22 do time paranaense) e pouco produziu. No total, foram 5 finalizações da equipe mandante contra 1 do visitante. O Paraná quase abriu o placar aos 38, quando Marcelo fez boa jogada na área e chutou no travessão. O gol saiu aos 40, com cobrança de escanteio de Jean, falha do goleiro e chute de Fabrício.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, entraram Magno Cruz e Iago Dias (ex-Coritiba) no CRB. O Paraná voltou com o mesmo time e com a mesma pegada. E ampliou para 2 a 0 já no primeiro minuto. Renan Bressan aproveitou passe errado da defesa e tocou para Bruno Gomes, que chutou torto. Higor Meritão intercetou na área e chutou no alto: 2 a 0. Depois do bom início, o Paraná recuou e passou a sofrer pressão do CRB, que teve três chances para marcar. No entanto, Iago Dias, Felipe Menezes e Magno Cruz desperdiçaram na cara do gol.

Aos 16, saiu Bruno Gomes e entrou o centroavante Léo Castro (ex-Juventus-SP e Ferroviária-SP) para fazer sua estreia pelo Paraná. Nos minutos finais, entraram Juninho e Karl.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Paraná teve 10 finalizações (5 certas), 46% de posse de bola e 81% de eficiência nos passes. Já o CRB somou 8 finalizações (2 certas), 54% de posse de bola e 83% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

PARANÁ 2×0 CRB
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Salazar, Fabricio e Jean Victor; Jhony Douglas e Higor Meritão; Marcelo, Renan Bressan (Karl) e Gabriel Pires (Juninho); Bruno Gomes (Léo Castro). Técnico: Allan Aal
CRB: Victor Souza; Reginaldo Lopes, Gum, Reginaldo Júnior e Igor Carius; Claudinei, Moacir (Felipe Menezes) e Diego Torres; Bill (Iago Dias), Léo Gamalho e Luidy (Magno Cruz). Técnico: Marcelo Cabo
Gols: Fabrício (40-1º) e Higor Meritão (1-2º)
Cartões amarelos: Jhony Douglas (P). Igor Carius, Reginaldo Jr, Gum, Léo Gamalho, Iago Dias (C)
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Bruno Gomes cruza rasteiro. Renan Bressan sai na cara do gol, mas a bola escapa.
12 – Escanteio. Jean cruza. Salazar cabeceia perto, ao lado.
18 – Falta perto do bico da área. Fabrício cobra com um chute forte, rasteiro. O goleiro segura, quase no centro.
20 – Higor Meritão recebe lançamento na área e cruza. A zaga tira antes que Bruno Gomes finalize.
33 – Higor Meritão perde a bola na defesa. Diego Torres rola para Luidy, que chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
38 – Higor Meritão lança na ponta-esquerda. Marcelo invade a área, dribla o marcador e chuta no travessão.
40 – Gol do Paraná. Escanteio. Jean cruza. O goleiro fura. Igor tira mal. Fabrício pega o rebote na pequena área e fuzila.
43 – Falta de longa distância. Fabrício chuta forte. O goleiro rebate.

Segundo tempo
1 – Gol do Paraná. A zaga erra passe na defesa. Renan Bressan aproveita e rola para Bruno Gomes, que chuta. Higor Meritão completa. A bola toca no travessão e entra.
8 – Lançamento para Léo Gamalho. A bola rebate e sobra limpa para Iago Dias, na cara do gol. Ele chuta mal, para fora.
24 – Léo Gamalho toca para Felipe Menezes, livre na área. Ele chuta perto, ao lado.
41 – Igor Carius cruza. Diego Torres chuta na pequena área. Alisson salva.
46 – Cruzamento. Léo Gamalho ajeita de cabeça e Magno Cruz, livre na cara do gol, cabeceia no centro. Alisson segura.