Franklin de Freitas – Apesar da segunda confirmação

A Secretaria estadual da Saúde confirmou, ontem, o segundo caso de Monkeypox (conhecida popularmente como varíola dos macacos) no Paraná. Trata-se de um homem de 27 anos, residente em Curitiba, com viagem recente para a Europa. No País, até ontem, eram 106 casos confirmados.
Já havia sido confirmado no domingo outro caso de um homem de 31 anos, com histórico de viagem para São Paulo, também morador de Curitiba. Até o momento as confirmações são consideradas importadas — quando não há transmissão local.
Há ainda, outros oito casos em investigação nos municípios de Curitiba (4), Cascavel (1), Londrina (1), Campina Grande do Sul (1) e Pinhais (1). Os pacientes possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado.
As amostras de todos os pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.
Ministério
O Brasil tinha até ontem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, estava o Rio de Janeiro, com 20 casos.
Em Minas Gerais, eram três casos da doença. No Ceará, no Paraná e no Rio de Grande do Sul eram dois registros em cada estado. Há também confirmação de infecção pelo vírus no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte, com um caso cada.
O órgão destacou que segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. Isso é feito por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).
A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, que foi erradicada na década de 1980.

Curitiba aplica 15 mil vacina por dia, em média
Na média, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) aplicam 15 mil doses de vacina por dia, entre doses de proteção contra Covid-19, gripe e pelo menos 20 outras doenças preveníveis no calendário nacional de vacinação. Atuando em 107 Unidades de Saúde da cidade, as equipes de vacinadores em Curitiba formam um batalhão que trabalha em ritmo de campanha contínua para manter os curitibanos vacinados.
Desde janeiro de 2021, quando as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 começaram a ser aplicadas, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abraçaram a tarefa de vacinar, em ritmo de campanha, toda a cidade, além de seguirem no combate na linha de frente das pessoas infectadas com o coronavírus.
Em 1 ano e cinco meses de vacinação contínua, mais de 4,6 milhões de doses do imunizante anticovid foram aplicadas na cidade. Nesse mesmo período, Curitiba participou de duas campanhas nacionais de vacinação contra a gripe e abriu as unidades aos sábados para o Dia D da Vacinação.
SRAG
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está crescendo, tanto nas tendências de longo prazo – últimas seis semanas – quanto de curto prazo – últimas três semanas. O dado foi divulgado ontem no Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os sinais de crescimento aparecem em mais estados das regiões Norte e Nordeste, tendência que se iniciou mais tarde em relação aos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Em contrapartida, alguns estados do Sudeste e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo) mantêm sinais de possível interrupção no aumento do número de casos, com formação de platô no mês de junho.

Boletins Covid-19
Dia 06/07
Curitiba
Novos casos 1.043
Mortes 2
Total
Casos 495.543
Mortes 8.388
Paraná
Novos casos 2.666
Mortes 35
Total
Casos 2.628.295
Mortes 43.657
Brasil
Novos casos 77.166
Mortes 361
Total
Casos 32.687.680
Mortes 672.790