Os paranaenses conquistaram 31 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude (12 a 14 anos), em Natal, no Rio Grande do Norte. Eles encerraram, domingo (08), a participação nas modalidades individuais. Foram sete medalhas de ouro na natação (3), judô (2) e atletismo (1) e xadrez (1), 12 de prata e 12 de bronze. 

Em número de medalhas, a natação foi a modalidade mais conquistou pódio, com oito vezes, e com direito ao recorde estabelecido na prova de revezamento 4×100 com a marca de 4min12s20 e de quebra também vencendo o revezamento 4×50 com as mesmas nadadoras Rafaela Raurich e Daniela Raurich (Colégio Marista Paranaense). 

O judô obteve sete medalhas e melhorou seu desempenho em relação à competição em Poços de Caldas, no ano passado, quando conquistou apenas três. Os destaques foram os curitibanos João Darmiele, ouro no superligeiro até 36 quilos, e Natasha Ferreira ouro no ligeiro até 40 quilos. 

No atletismo, foram seis medalhas e o atleta Jeferson Santos, do Colégio Estadual Campo Mourão foi o único ouro na prova dos 1.000 metros rasos. No xadrez convencional a amarelinha veio com Lara Carolina Malanowski do Colégio Sepam de Ponta Grossa. 

TÍTULO – A ginástica rítmica mesmo conquistando o título geral não teve nenhuma medalha de ouro e conquistou três de prata. Kaona Teixeira, da Fundação Educacional de Toledo (Funet), levou duas no aparelho fita e no geral individual. O ciclismo teve apenas duas medalhas – uma de prata e uma de bronze na prova de contrarrelógio. O badminton, esporte que vem crescendo significativamente no Paraná conquistou três bronzes e o tênis de mesa um bronze na competição de dupla masculina. 

Com esse desempenho, a delegação paranaense que ainda vai participar com as modalidades coletivas de basquetebol, handebol, futsal, voleibol e vôlei de praia têm boas chances de terminar entre os três estados melhores classificados dos jogos que estreiam na terça-feira (10). 

Confira o quadro de medalhas do Paraná no site http://www.esporte.pr.gov.br/