O Paraná Clube conseguiu a primeira vitória em jogo oficial em 2011. Ontem à noite, venceu o Gurupi, por 3 a 0, no jogo de volta da 1ª fase da Copa do Brasil. Na partida de ida, houve empate por 1 a 1. Com isso, o time está classificado para a 2ª fase, na qual enfrentará o vencedor do duelo entre River (SE) e Botafogo (RJ). No jogo de ida, ontem, a equipe do Sergipe venceu por 1 a 0.

A última vitória do Paraná, em jogo oficial, havia ocorrido em 13 de novembro (1 a 0 sobre o ASA), ou seja, há 102 dias. Em amistoso, a equipe venceu o Cerro Porteño em fevereiro.

Por chegar à 2ª fase da Copa, o Paraná receberá R$ 100 mil da CBF. A partida de ontem marcou a estreia do técnico Ricardo Pinto e do volante Anderson, que veio do Joinville.

O Paraná começou no esquema tático 4-3-3, com Kelvin e Diego abertos nas pontas. No meio-campo, o time dependia da qualidade dos passes do meia Douglas Packer e do volante Luiz Camargo. Como os dois tiveram atuação irregular no 1º tempo, as principais chances surgiram em arrancadas dos pontas e dos laterais.

Enquanto o Paraná apostava na velocidade e nos dribles, o Gurupi tentava trocar passes no meio-campo até encontrar uma brecha na defesa. E elas apareceram. O resultado foi um 1º tempo com boas chances para os dois lados. As melhores foram para o Paraná. Aos 13, Henrique deixou Packer na cara do gol, mas ele chutou para fora. O gol saiu aos 26. Diego cruzou da esquerda e Renato mergulhou, cabeceando para o gol vazio. Foi o 2º gol dele pelo Paraná.

No 2º tempo, o Gurupi demonstrou sinais de cansaço, recuou e praticamente não atacou mais. O Paraná tomou conta do jogo, mas teve menos espaço para atacar, já que o adversário ficou retrancado na defesa.

O 2º gol do Paraná só saiu aos 24 minutos, quando Kelvin fez jogada individual e foi parado com falta, dentro da área. Pênalti. O próprio Kelvin cobrou e marcou seu 3º gol em 2011 – o 5º dele da carreira profissional. Agora, ele já é o artilheiro do Paraná na temporada 2011. Bruninho, que entrou aos 36 minutos, fez a jogada do 3º gol, aos 45. Douglas Packer aproveitou e marcou, fechando o placar em 3 a 0.

Em Curitiba

Paraná: Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Rafael Vaz, Rodrigo Defendi e Henrique; Anderson, Luiz Camargo (Borges), Douglas Packer e Diego (Maicon); Renato e Kelvin (Bruninho). Técnico: Ricardo Pinto
Gurupi: Santos; Cleitinho, Madeira, Leivinha e Juninho; Lucas, Tássio (Hemerson), Chocolate (Wellington) e Allison; Warley (Heder) e Willian Bala. Técnico: Luís Carlos Nascimento
Gols: Renato (26-1º), Kelvin (24-2º) e Douglas Packer (45-2º)
Expulsão: Heder (47-2º)
Cartões amarelos: Tássio, William Bala, Chocolate, Heder, Santos, Cleitinho (G). Rodrigo Defendi, Douglas Packer (P).
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 1.271 pagantes (1.445 total)
Renda: R$ 23.240,00
Local: Vila Capanema


Bruninho, Tito e Castán
O meia Bruninho, 20 anos, voltou a jogar ontem. Ele não atuava desde novembro de 2009. Em janeiro de 2010, sofreu uma lesão e ficou quase um ano em recuperação no departamento médico. Já o meia-atacante Tito sofreu uma lesão no tornozelo, nesta semana, e ficará 30 dias em tratamento. A novidade no banco ontem foi o zagueiro Luciano Castán, ex-Ponte Preta.