Américo Santos/Sesa

O Paraná está preparado para receber as doses da vacina da Pfizer e conta hoje (28) com nove frezeers para armazenamento do imunizante; sete são de ultrabaixa temperatura (-80ºC), podendo armazenar as doses por até 6 meses, e dois são de temperatura de -20ºC, que podem ser utilizados para armazenamento inicial das doses. A previsão é de que o Ministério da Saúde encaminhe aos estados no início de maio o primeiro lote das vacinas produzidas pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em pareceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. A Sesa aguarda informações do Ministério da Saúde quanto à temperatura que o imunizante deverá ser enviado para definir estratégicas de recebimento e para isso vários cenários estão sendo planejados. A previsão é que neste primeiro lote, segundo o Ministério da Saúde, o Paraná receba 50 mil doses e que elas sejam distribuídas somente em Curitiba.Os sete equipamentos de ultrabaixa temperatura são da rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar); dois já foram deslocados para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), setor da Secretaria de Estado da Saúde responsável pela logística, armazenamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19. Os frezeers atendiam ao Hemepar Londrina e de Ponta Grossa.

As unidades do Hemepar remanejaram os produtos armazenados nestes equipamentos, como kits para testes de segurança de bolsas de sangue e congelamento de plasma, para outros refrigeradores. O Hemepar tem ainda outros cinco frezeers de ultrabaixa temperatura em Pato Branco, Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava e Cascavel, que podem ser disponibilizados para o Cemepar, compondo parte da logística do armazenamento das vacinas da Pfizer. E que podem ser deslocados para a capital.

Os outros dois freezers de temperatura -20º.C são do Cemepar e já são utilizados para armazenamento de vacinas e a partir da chegada do imunizante da Pfizer podem atender apenas a esta demanda.

A Sesa tem a ainda a previsão de receber outros seis equipamentos do Ministério da Saúde, quatro com capacidade entre 500 a 600 litros, e dois com capacidade para 700 a 800 litros. “É mais um grande esforço e movimentação do Governo do Estado e da Sesa para receber estas doses, que representarão uma nova opção e imunização contra a Covid-19; faremos tudo que estiver ao nosso alcance para agilizar este processo”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. O Governo do Estado também realiza outras tratativas que envolvem a aquisição de novos equipamentos de ultrabaixa temperatura na continuidade da aplicação das doses. Neste momento existe a possibilidade da aquisição de 10 frezeers.

 As vacinas da Pfizer serão enviadas pelo MS aos Estados em caixas térmicas em temperatura a ser informada e, imediatamente, deverão ser tranferidas para os frezeers, conforme as orientações técnicas, antes da distribuição.

“O Paraná está preparado para esta mais esta força-tarefa; é uma operação que contará o profissionalismo de nossas equipes do Cemepar e do Programa Estadual de Imunizações, seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações, o PNI”, acrescentou.

Novo lote de Coronavac e Astrazeneca

O Paraná recebe nesta quinta (28) o 15° lote de vacinas contra o coronavírus enviado pelo Ministério da Saúde. No total, serão 309.200 doses de imunizantes: 6.200 doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac, e 303.000 da Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz. Todas as vacinas são destinadas à primeira dose de grupos prioritários cuja imunização já está em andamento: pessoas de 60 a 64 anos e profissionais da segurança pública e salvamento. Das vacinas da Fiocruz, 270.380 são destinadas ao prosseguimento da vacinação de pessoas de 60 a 64 anos, o que corresponde a 48% do total da população deste grupo, e 2.277 doses devem ser aplicadas a profissionais de segurança, salvamento e Forças Armadas – quantitativo que representa 6% do total do grupo. As demais doses do lote são da reserva técnica. É parte de uma distribuição de 5.168.250 de imunizantes desse laboratório.

Já as doses da Coronavac são destinadas somente às pessoas entre 60 e 64 anos. São 5.581 doses para o grupo, o que corresponde a 1% desta população, além das destinadas à reserva técnica. São 104.800 doses do Instituto Butantan para todo o País nesta semana. Até esta quarta-feira, 1.648.462 pessoas haviam recebido a primeira dose e 939.970 a segunda dose no Paraná, segundo o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde. No total, 16,26% da população paranaense já recebeu ao menos uma dose.