O Paraná apresentou o melhor resultado de intermediação de mão de obra entre todas as unidades da federação no primeiro trimestre de 2018. No período, 34.691 pessoas conseguiram emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no estado. O número corresponde a 11,1% de toda as admissões registradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no estado no primeiro trimestre (312.288).

Os números são do Boletim de Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda, divulgado pelo Observatório Nacional do Mercado de Trabalho. Em todo o país, 159.932 pessoas conseguiram emprego por meio do Sine no mesmo período, sendo que 11,3% das colocações foram de trabalhadores requerentes do seguro-desemprego (18.072).

Qualificação

A Escola do Trabalhador, uma das principais ações de qualificação e combate ao desemprego do Ministério do Trabalho, já recebeu 417.680 matrículas em pouco mais de seis meses de funcionamento.

A plataforma de ensino à distância, lançada em 21 de novembro do ano passado, tem recebido uma média de 2,3 mil inscrições por dia de todos os estados brasileiros. O maior número de inscrições foi para os cursos de inglês aplicado ao trabalho, introdução ao Excel e segurança da informação. Quanto ao perfil das participantes, 50,97% eram mulheres, principalmente nas faixas etárias de 18 a 24 anos (29,1%) e 25 a 34 anos (34,78%).

Os cursos são feitos pela internet, no site http://escola.trabalho.gov.br. Pode ser acessado de qualquer computador e por qualquer pessoa. Não há pré-requisitos para cursá-los e também não existe escolaridade mínima exigida.