Vila Capanema

Paraná empata com o Santos na estreia do Brasileiro de Aspirantes

Paraná 1x1 Santos, na Vila Capanema
Paraná 1x1 Santos, na Vila Capanema (Foto: Reprodução/Twitter/Paraná Clube)

O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com o Santos, nessa segunda-feira (dia 19), na Vila Capanema, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A competição é destinada a jogadores com menos de 23 anos, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

O gol do Paraná foi do ponta Lucas Sene, 20 anos.

O clube paranaense decidiu usar a equipe sub-20, do técnico Jorge Ferreira, na competição. Os únicos reforços do profissional são o zagueiro Guilherme Lacerda (20 anos), o volante Gabriel Kazu (21) e os pontas Keslley (21) e Lucas Sene (20).

A equipe começou a partida com a seguinte escalação: Gabriel; Paranhos, Léo Pettenon, Guilherme Lacerda e Bryan; Gabriel Kazu e Kriguer; Keslley, Lucas Sene e Helbert; Anderson.

REGULAMENTO
Na 1ª fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. Os do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. Os quatro primeiros de cada grupo avançam. Na 2ª fase, os clubes dos grupos C e D (oito no total) jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais, que serão jogadas em ida e volta. A final também será em dois jogos.

TABELA
O Paraná volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o Grêmio, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS).

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Paraná participou pela primeira vez em 2019 e ficou em último (16º) lugar, com 2 vitórias e 6 derrotas.