Robson Mafra

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o São Bernardo, na tarde deste domingo (24), na Vila Capanema. A partida era válida pela 2ª rodada do grupo A7 da Série D, a quarta divisão nacional.

Com o resultado, o Paraná soma 2 pontos em duas rodadas no grupo A7. Na estreia, o time havia empatado em 0 a 0 com o Oeste, em Barueri (SP). Os quatro melhores de cada um dos 8 grupos da Série D se classificam para a próxima fase.

ATUAÇÕES: veja quem jogou bem e quem jogou mal no Paraná diante do São Bernardo

TABELA

O próximo jogo do Paraná será no próximo sábado (30), às 15 horas, contra o Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

REGISTROS

Durante a semana, o Paraná conseguiu registrar 14 reforços e mais o técnico Omar Feitosa. Na quarta-feira (20), estavam no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF o goleiro Felipe (ex-Corinthians e Flamengo), o zagueiro Lucas Oliveira, os laterais Rael e César Morais, o volante Kadu, o meia Marcelinho, e os atacantes Carlos Henrique e Alisson Taddei. Na sexta-feira (22) foram registrados os zagueiros Dirceu, Odivan e Vitor Caetano, o lateral Buchecha e os atacantes Luis Milla e Rafael Silva. Além disso, o volante Moisés Gaúcho, que está emprestado pelo Juventude, teve o contrato refeito – o vínculo anterior era válido apenas para o Estadual deste ano.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

Com isso, o time titular do Paraná neste domingo tinha sete estreantes: Felipe, Dirceu, César Morais, Rafael Silva, Marcelinho, Luis Milla e Carlos Henrique. Outros quatro eram remanescentes: os volantes Moisés Gaúcho e Vinicius Kiss, o lateral André Krobel e o zagueiro Franklin. Este último ganhou chance porque Lucas Cezanne, que poderia ser o titular na zaga, ficou de fora por ter se recusado a tomar vacina contra Covid-19. O time foi escalado no 4-2-3-1, com  Luis Milla (lado direito), Marcelinho (centralizado) e Rafael Silva (esquerdo) na linha de meias.

PRIMEIRO TEMPO

Em casa, o Paraná tentou se impor e mostrou volume de jogo, com o volante Vinicius Kiss atuando mais avançado. Apesar disso, o time tinha dificuldades de penetrar na área adversária. Para piorar, desperdiçou duas boas chances de abrir o placar, com Rafael Silva (aos 17 minutos, ele perdeu um gol na pequena área) e com Luís Milla (que acertou a rede do lado de fora, aos 19 minutos). Entre os 25 e os 35 minutos, o São Bernardo equilibrou e levou algum perigo. Mas nenhum dos times criou chances relevantes de gol.

SEGUNDO TEMPO

O Paraná voltou sem alterações para a etapa final. E passou a sofrer certa pressão do São Bernardo, que apostava muito em cruzamentos para a área. Mas o Paraná criou a primeira boa chance aos 8 minutos, com Marcelinho, que parou em uma boa defesa do goleiro.

Aos 16 minutos, houve a primeira troca no time paranaense. Marcelinho sentiu uma lesão após uma dividida. Everton Brito entrou como ponta e Rafael Silva ficou mais pelo meio. Aos 24, saíram o zagueiro Franklin (lesionado) e o atacante Carlos Henrique (cansado) para as entradas de Lucas Oliveira e Pablo Thomaz, respectivamente. Com isso, Rafael Silva ficou de centroavante. Mas ele também sentiu uma lesão e saiu aos 31 minutos. Junto com ele saiu também o volante Vinicius Kiss. Entraram o atacante Iacovelli e o volante Bochecha.

Aos 39, o time paranaense ficou com um jogador a mais, depois que Islan derrubou Everton Brito e levou cartão vermelho. A partir daí, o Paraná cresceu e passou a apostar em cruzamentos de André Krobel para a área. Mas não aproveitou nenhum, e o jogo terminou sem gols.  

No jogo, o Paraná somou 11 finalizações (6 certas), contra 7 (4 certas) do São Bernardo.

PARANÁ 0 x 0 SÃO BERNARDO

Paraná: Felipe; André Krobel, Franklin (Lucas Oliveira), Dirceu e César Morais; Moisés Gaúcho, Vinicius Kiss (Bochecha), Luis Milla, Marcelinho (Everton Brito) e Rafael Silva (Iacovelli); Carlos Henrique (Pablo Thomaz). Técnico: Omar Feitosa
São Bernardo: Alex Alves; Alex Reinaldo (Lucas Motta), Matheus Salustiano (Elder), Islan e Eduardo Diniz; Ítalo, Cesinha (Zezinho), Rodrigo Souza e Vitinho; João Carlos (Vinicius Baiano) e Hugo Sanchez (Robson). Técnico: Márcio Zanardi
Cartões amarelos: Matheus Salustiano, Rodrigo Souza, João Carlos, Dirceu, Islan
Expulsão: Islan (39-2º)
Árbitro: Anderson da Silveira Farias (RS)
Renda: R$ 112.060,00
Público: 4.561 (pagante), 5.170 (total)
Local: Vila Capanema, em Curitiba, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

8 – Marcelinho cobra falta do bico da área. O goleiro pega

17 – André Krobel cruza. Carlos Henrique divide com a zaga e deixa para Rafael Silva, livre na pequena área e com o gol quase aberto. Ele bate no alto do gol. Matheus Salustiano salva de cabeça em cima da risca

19 – Após cruzamento, Carlos Henrique divide com a zaga. A bola cai com Luis Milla, que finaliza na rede pelo lado de fora

26 – André Krobel cruza. Rafael Silva cai na área em disputa com Islan. O árbitro manda seguir

29 – Vitinho cobra falta e manda para fora

32 – Hugo Sanches serve Cesinha, que entra na área e bate por cima do gol

36 – Cesar Morais bate lateral, Carlos Henrique faz o pivô e Marcelinho bate a gol. Alex Alves pega

38 – André Krobel cobra falta para área. Dirceu finaliza de cabeça e a zaga afasta

46 – Vinicius Kiss finaliza. O goleiro pega

47 – Hugo Sanches recebe de Rodrigo Souza, dentro da área, e bate no alto do gol. Felipe defende e a zaga afasta

49 – Alex Reinaldo cobra falta de longe. Felipe defende

SEGUNDO TEMPO

8 – Luis Milla lança para Marcelinho, que recebe em velocidade, entra na área e bate a gol. Alex Alves defende

20 – Rodrigo Silva arrisca de longe. Felipe pega

21 – Luis Milla recebe de Everton Brito e chuta por cima do gol

29 – Zezinho arrisca de longe. A bola sai à esquerda do gol

38 – André Krobel cobra falta de longe. A bola assusta e sai por cima do travessão

36 – Zezinho recebe dentro da área e bate cruzado, no alto do gol. Felipe faz boa defesa

37 – Vitinho cobra escanteio. Rodrigo Souza desvia e cabeça, a bola prensa na zaga e Felipe defende

43 – André Krobel cruza, Everton Brito cabeceia e o goleiro pega

44 – André Krobel cruza, Everton Brito escora e Pablo Thomaz demora para chutar. O goleiro tira a bola da área

45 – André Krobel cruza e Luis Milla cabeceia por cima

49 – Everton Brito cruza para a área. Pablo Thomaz cabeceia. A bola bate em Elder. Os jogadores do Paraná pedem toque de mão. O árbitro manda seguir

52 – André Krobel cobra falta lateral direto para o gol e manda para fora