Tempo

Paraná está em 'alerta laranja' nesta terça. No Sudoeste choveu 70 mm e em Londrina houve queda de árvores

(Foto: Valquir Aureliano/Arquivo/Bem Paraná)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta terça-feira (14) um alerta para a região Sul do País para chuvas intensas, ventos fortes e até formação de chuva de granizo ao longo do dia. O alerta tem nível laranja, que significa situação de perigo.

As áreas afetadas no Paraná podem ser a Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Pioneiro Paranaense e Centro-Sul Paranaense.

Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Paraná

A instabilidade foi elevada em boa parte do Paraná nesta tarde de terça-feira. Tempestades com muitos raios ocorreram especialmente no Norte e no Noroeste. Ao longo do dia a chuva foi bastante expressiva no Sudoeste, com acumulados acima dos 70,0 mm em Francisco Beltrão, por exemplo. Em Londrina os ventos alcançaram os 71,2 km/h, ocasionando queda de várias árvores na cidade. 

Na quarta-feira (15), o tempo segue instável em todas as regiões do Paraná. Pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas seguem sendo registradas no decorrer do dia. Os maiores acumulados estão previstos para a "metade sul" do Estado, mas no norte também chove. As temperaturas seguem mais elevadas nos setores noroeste e no norte pioneiro. No leste, entre a RMC e praias, variam pouco.