Newton Menezes/Futura Press – Cueva

O Paraná Clube perdeu por 1 a 0 para o São Paulo, nessa segunda-feira (dia 16) à noite, no Morumbi, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou na 15ª posição, sem pontos. A equipe paulista está em 7º lugar, com 3 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool

Quatro reforços contratados para o Brasileirão estrearam pelo Paraná nessa partida: o zagueiro Jesiel, o meia Caio Henrique e os pontas Silvinho e Léo Itaperuna. Clique aqui para ver uma análise do desempenho individual dos jogadores.

A partida marcou a volta do time paranaense à primeira divisão, após dez anos jogando a Série B. Em relação ao desempenho, o Paraná não teve uma boa atuação. Apenas se defendeu no primeiro tempo. Na etapa final, quando tentou sair para o jogo, errou demais no aspecto individual. Taticamente apresentou algumas qualidades e boa organização defensiva. O São Paulo apresentou pouco futebol na partida.

MICALE
O técnico Rogério Micale completou sete jogos pelo Paraná, agora com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.

RETROSPECTO
Nos 19 confrontos entre as duas equipes, foram 11 vitórias do São Paulo, 6 empates e 2 vitórias do Paraná. O time paranaense só venceu uma vez no Morumbi – foi em 2001.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O técnico Rogério Micale lançou três reforços no time titular: Jesiel, Caio Henrique e Silvinho. O esquema tático foi o 4-1-4-1, com Vilela como único volante. A linha de quatro meias tinha Diego Gonçalves (direita) e Silvinho (esquerda) como extremos; e Caio Henrique e Wesley Dias centralizados. O meia Carlos Eduardo ficou improvisado como centroavante. Com a bola, ele se comportava como um 'falso 9', preparando a jogada para os pontas.

ESCALAÇÃO DO SÃO PAULO
O São Paulo decidiu poupar Petros, Arboleda, Tréllez e Liziero, já que na quinta-feira enfrenta o Atlético-PR na Copa do Brasil. O desfalque era Diego Souza, com amigdalite. O técnico usou o 4-2-3-1. 

PRIMEIRO TEMPO
O Paraná começou recuado. Mostrou qualidade na marcação e anulou as principais jogadas do adversário. O São Paulo teve pouco espaço para criar e, até os 35 minutos, só conseguiu levar perigo em passes inteligentes de Cueva e Lucas Fernandes. Mesmo assim, Richard não teve muito trabalho até então. No entanto, o time do Morumbi abriu o placar aos 36. Vilela cometeu falta no bico da área. Cueva cruzou, Jesiel falhou e Bruno Alves cabeceou: 1 a 0. Com a bola, o time de Micale errou demais e não conseguiu atacar.

SUBSTITUIÇÕES
No intervalo, saiu Lucas Fernandes e entrou o meia-atacante Valdívia no São Paulo. Aos 9, a equipe paulista teve a saída do atacante Brenner para a entrada do lateral Junior Tavares. Aos 11, o Paraná trocou na ponta-direita: saiu Diego Gonçalves e entrou Léo Itaperuna. Aos 14, saiu o volante Vilela e entrou o centroavante Thiago Santos no time paranaense, que mudou para o 4-2-3-1. 

SEGUNDO TEMPO
Com as trocas, o jogo mudou de cenário. O Paraná avançou e começou a criar algumas jogadas, mas dependia demais dos dribles de Silvinho para atacar. O resto da equipe era muito previsível na troca de passes e facilitava o trabalho defensivo do São Paulo. Aos 33, a última troca no time paranaense: saiu Mansur e entrou Baez na lateral-esquerda. O time paulista teve uma atuação ruim com a bola no segundo tempo e não incomodou Richard.

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Paraná somou 50% de posse de bola, 7 finalizações (1 certas), 93% de precisão nos passes e 7 escanteios. O São Paulo teve 50% de posse de bola, 9 arremates (5 certos), 92% nos passes e 7 escanteios. Os dados dão do Footstats.

SÃO PAULO 1 x 0 PARANÁ
São Paulo: Sidão; Éder Militão, Rodrigo Caio, Bruno Alves e Régis; Jucilei, Hudson, Lucas Fernandes (Valdívia), Cueva (Nenê) e Marcos Guilherme; Brenner (Junior Tavares). Técnico: Diego Aguirre 
Paraná: Richard; Alemão, Jesiel, Rayan e Mansur (Baez); Vilela (Thiago Santos), Wesley Dias, Caio Henrique, Diego Gonçalves (Léo Itaperuna) e Silvinho; Carlos Eduardo. Técnico: Rogério Micale
Gol: Bruno Alves (36-1º) 
Cartões amarelos: Régis, Sidão (SP). Vilela, Thiago Santos (P)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Morumbi, em São Paulo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

5 – Lucas Fernandes bate escanteio. Brenner recebe cruzamento na segunda trave e chuta ao lado.
10 – Lucas Fernandes puxa contra-ataque e chuta do bico da área. Richard segura.
23 – Marcos Guilherme arrisca de longe. A bola vai para fora.
30 – Diego Gonçalves cruza com perigo e assusta Sidão, que tira de soco.
33 – Lucas Fernandes recebe na área e chuta cruzado. Richard espalma.
36 – Gol do São Paulo. Falta perto do bico da área. Cueva cruza. Jesiel falha. Bruno Alves cabeceia.
42 – Escanteio. Lucas Fernandes cruza. A bola bate na canela de Mansur e sai ao lado do gol.
44 – Leandro Vilela arrisca de longe. A bola vai para fora.

Segundo tempo
3 – Silvinho invade a área e chuta cruzado. Sidão espalma.
28 – Valdívia recebe na área e chuta. Mansur bloqueia.