Série B

Paraná faz gol, pifa e cede empate ao Confiança dentro da Vila

(Foto: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube estava de técnico novo, mas a troca no comando não levou o time a achar o caminho de vitórias na Série B. Nesta sexta-feira (6), o time empatou com o Confiança (SE) em 1 a 1, na Vila Capanema. A partida era válida pela 20ª rodada da competição.

Com o resultado, o Paraná foi a 29 pontos. O Juventude, último time na zona de classificação para a primeira divisão, tem 31 e ainda joga neste sábado.  

ATUAÇÕES: Veja quem jogou bem e quem jogou mal na partida.

Nos últimos 10 jogos pela Série B, incluindo o desta sexta-feira, o Paraná somou apenas uma vitória – 4 a 0 sobre o Oeste, lanterna da competição. Na última partida, o time paranaense foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0, em Belo Horizonte. O resultado determinou a queda do técnico Allan Aal, que havia dirigido a equipe em toda a temporada até agora – Campeonato Estadual, Copa do Brasil e o primeiro turno da Série B.

TREINADOR

A partida desta sexta-feira marcou o retorno do técnico Rogério Micale ao Paraná. Ele havia dirigido a equipe no Brasileirão de 2018, ano em que o time acabou rebaixado à segunda divisão. Micale não comandou nenhuma equipe profissional desde o fim do Brasileirão de 2018.

TABU

O Paraná nunca perdeu para um clube do Sergipe. Até esta sexta-feira, eram apenas quatro duelos contra equipes do estado nordestino.

TABELA

O Paraná volta a campo na próxima sexta-feira (13), às 18h30. O adversário será o Avaí, em Florianópolis.

ESCALAÇÃO

Em Sua estreia, Micale não podia contar com os volantes Higor Meritão e Jhony Douglas, suspensos por cartões amarelos. Luan e Karl foram escalados. Além disso, o goleiro Alisson voltou, após se recuperar de lesão. Na zaga, Philipe Maia estreou na equipe, deixando Hurtado na reserva; na ponta, Marcelo ganhou a vaga de Andrey. “Vamos tentar otimizar as características dos atletas. Procuramos estudar bem isso”, disse Micale. “Tivemos algumas suspensões e algumas substituições forçadas, a gente espera fazer um bom jogo e vencer”.

PRIMEIRO TEMPO

No primeiro tempo, o Paraná, mesmo em casa, não mostrou força ofensiva nem intensidade. O time tocava a bola de forma burocrática, não chegava perto da área adversária e não criava chances. A primeira (e única) finalização saiu aos 18 minutos, em um lance fortuito: Thiago Alves cabeceou na risca da área e quase encobriu o goleiro, que defendeu. Na etapa, o Confiança chegou a ter mais posse de bola (56%), só que também finalizou pouco. Assim, não houve gols.

SEGUNDO TEMPO

Para a etapa final, o Paraná voltou com Andrey e Leo Castro nos lugares de Marcelo e Bruno Gomes. Logo a 27 segundos, o time criou uma ótima chance de gol, mas o chute de Renan Bressan parou no goleiro Rafael Santos. Como fruto da melhora em campo, o time abriu o placar aos 12 minutos, num lance até confuso. O Confiança reclamava de um pênalti, pedindo um toque de mão de Philipe Maia – o lance foi involuntário –enquanto Leo Castro foi lançado. Ele passou pelo goleiro, tabelou com Karl na área e finalizou. A bola prensou entre as pernas de Luan, ao lado da trave, e entrou.

Depois do gol, o Paraná recuou e não criou mais. Acabou sofrendo o empate aos 27 minutos, em outra jogada confusa. Castilho cruzou, a zaga pifou, Renan Gorne finalizou em cima de Salazar e a bola caiu com Reis, que tocou no canto. Após o gol, Micale trocou Karl por Kaio no meio, aos 32 minutos. Aos 39, Biteco entrou em lugar de Thiago Alves. Não foi o suficiente para desempatar.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Paraná somou 6 finalizações (3 certas), 41% de posse de bola, 73% de acerto nos passes e 3 escanteios. O Confiança obteve 12 finalizações (6 certas), 83% de posse de bola, 83% de acerto nos passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ 1 x 1 CONFIANÇA

Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Philipe Maia, Salazar e Jean Victor; Karl (Kaio) e Luan; Marcelo (Andrey), Renan Bressan e Thiago Alves (Biteco); Bruno Gomes (Leo Castro). Técnico: Rogério Micale
Confiança: Rafael Santos; Thiago Ennes, Nirley, Luan (Leo Griggio) e Djalma Silva; Madison e Castilho; Rafael Vila (Thiago Luis), Reis (Bruno Paraíba) e Italo (Ari Moura); Renan Gorne (Iago). Técnico: Daniel Paulista
Gols: Leo Castro (12-2º), Reis (27-2º)
Cartões amarelos: Rafael Vila, Philipe Maia
Árbitro: Jonathan Antero Silva (RO)
Local: Vila Capanema, sexta-feira

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

8 – Italo bate de fora da área. A bola vai sem força e sai à direita do gol

19 – Karl lança. Thiago Aves escora de cabeça, na entrada da área. A bola vai ao gol. O goleiro salta e toca na bola, que ainda bate no travessão antes de sair

21 – Guilherme Castilho toma a bola de Luan, avança e bate de fora da área. A bola vai por cima

32 – Italo recebe na área e bate cruzado. Salazar salva o gol

39 – Italo cobra falta de longe. A bola sai à esquerda

45 – Guilherme Castilho aproveita falha de Philipe Maia, entra na área e bate forte, mas para fora

SEGUNDO TEMPO

1 – Paulo Henrique puxa jogada e toca para Renan Bressan, que bate de fora da área. O goleiro defende no ângulo

8 – Madison lança. Reis bate cruzado. Alisson faz boa defesa

11 - Renan Gorne recebe na área e chuta de voleio. A bola bate no braço de Philipe Maia. O árbitro manda seguir.

12 – Gol do Paraná. Leo Castro é lançado, passa pelo goleiro, que havia saído da área, e toca para Karl. Sem goleiro, ele toca de volta para Leo Castro, que finaliza na pequena área. A bola passa entre as pernas de Luan e entra

17 – Após cruzamento da esquerda, Reis finaliza de primeira e Alisson pega

27 – Gol do Confiança. Reis toca para Guilherme Castilho e vai para a área. Castilho cruza rasteiro. Renan Gorne finaliza. A bola bate em Salazar e cai com Reis, que coloca no canto

40 – Guilherme Castilho bate falta frontal, com força, rasteira. Alisson faz boa defesa

43 – Thiago Ennes cruza, Reis cabeceia e Alisson pega

46 – Iago recebe lançamento e ajeita para Thiago Luis, que bate forte. Alisson faz grande defesa