O Paraná fechou o primeiro semestre com aumento de 6,67% em sua atividade empresarial, com 27.124 empresas abertas entre janeiro e junho, conforme a Junta Comercial do Paraná. Ampliamos a rede no interior do Paraná, que hoje chega a 61 cidades e garante mais agilidade nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, disse o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel.

A tendência é que a proximidade da Junta Comercial nos municípios e políticas de governo, como o Paraná Competitivo, se reflitam no número de empresas abertas e tragam resultados ainda mais positivos neste ano, completa Akel. Ele cita projetos implantados para desburocratizar os processos, como a consulta de viabilidade de nome, que diminui o tempo de abertura de novos empreendimentos.

Enquanto a abertura de novos empreendimentos apresenta alta, o fechamento de empresas foi menor no período. Nos seis primeiros meses deste ano foram extintas 8.063 empresas e filiais. Já no primeiro semestre do ano passado foram 9.260 extinções.