Valquir Aureliano

O Paraná Clube sofreu, mas derrotou o Avaí por 1 a 0, na noite desta terça-feira (11), na Vila Capanema. A parida era válida pela segunda rodada da Série B 2020. E foi o primeiro jogo da equipe paranaense em casa na competição. O gol foi marcado pelo zagueiro Salinas, contra, em uma jogada confusa na área. 

O Paraná ainda não havia vencido depois que o futebol voltou, em julho, após quatro meses de paralisação devido à pandemia do coronavírus. O time foi derrotado duas vezes pelo Coritiba no Campeonato Estadual. Na estreia pela Série B, o Paraná cedeu um empate em 2 a 2 com o Confiança, após ter aberto 2 a 0 no placar.

Com o resultado, o Paraná foi a 4 pontos, na 3ª posição.

O próximo jogo do Paraná Clube será nesta sexta-feira (14), às 21h30, contra o Juventude, na Vila Capanema.

ESTREIA

Um dos jogadores que estreou pelo Paraná foi o zagueiro Hurtado. Ele entrou aos 44 minutos do segundo tempo. Ele viveu um drama pessoal nos dias antes do jogo. Seu filho havia nascido prematuramente e não resistiu.

ESCALAÇÃO

Em relação à partida anterior, o Paraná tinha duas mudanças: Paulo Henrique, que havia ficado de fora do jogo com o Confiança porque havia testado positivo para coronavírus, retomou a posição após testar negativo. E Higor Meritão estreou na equipe, tomando lugar de Carlos Dias. “É um jogador experiente e vem de um ritmo alto”, disse o técnico Allan Aal. Já Gabriel Pires e Raphael Alemão, que corriam risco de ficar de fora, acabaram mantidos. O time entrou no 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO

Diante de um Avaí que estava no 3-5-2 e que marcava forte, o Paraná não conseguia sair jogando. Não adiantava tocar a bola, não adiantava lançar, não adiantava jogada individual. Ninguém da linha de frente criava jogadas. A única finalização intencional foi uma cabeçada fraquinha de Gabriel Pires, aos 23 minutos. Houve ainda uma cobrança de falta lateral de Jean Victor, que foi direto a gol – e direto nas mãos do goleiro. O time catarinense, por sua vez, criou alguns incômodos em contra-ataques e em cruzamentos.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, com a mesma formação, o Paraná conseguiu mais volume de jogo no campo ofensivo. Tanto que, em 8 minutos, já somava mais finalizações que em toda a primeira etapa. Aos 10, criou a primeira chance de real perigo – um chute de Jhony Douglas que bateu no travessão. Aos 16, Renan Bressan exigiu uma boa defesa. O time ainda conseguia impedir o Avaí de jogar.

A partir dos 25 minutos, o Paraná diminuiu o ritmo. O técnico Allan All só foi mexer no time depois dos 38 minutos, trocando Gabriel Pires e Raphael Alemão por Bruno Gomes e Andrey. Dois minutos depois, o Paraná chegou ao gol, após uma confusão na pequena área. O zagueiro Betão chutou a bola em cima de Salinas e a bola entrou – embora Thales tivesse comemorado com se o gol fosse dele. Aos 44, o zagueiro Hurtado entrou no lugar de Renan Bressan e ajudou o paraná a segurar a vitória nos minutos finais.

ESTATÍSTICAS

No jogo, o Paraná somou 13 finalizações (3 certas), 58% de posse de bola, 80% de eficiência nos passes e sete escanteios. O Avaí obteve 9 finalizações (3 certas), 42% de posse de bola, 69% de passes certos e nenhum escanteio. Os números são do Sofascore.

PARANÁ 1 x 0 AVAÍ

Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas e Higor Meritão; Gabriel Pires (Andrey), Renan Bressan (Hurtado) e Gustavo Mosquito (Juninho); Raphael Alemão (Bruno Gomes). Técnico: Allan Aal.
Avaí: Lucas Frigeri; Rafael Pereira, Betão e Victor Salinas (Tucão); Arnaldo (Iuri), Bruno Silva (Vinícius Jaú), Ralf, Valdívia e Capa; Renato (Pedro Castro) e Gastón Rodriguez (Jonathan). Técnico: Geninho
Gols: Salinas (contra, 40-2º)
Cartões amarelos: Gaston Rodriguez,
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)
Local: Vila Capanema, em Curitiba, terça-feira

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

6 – Valdivia cobra falta para a área. Salinas cabeceia com perigo. A bola sai rente à trave

16 – Jean Victor cobra falta lateral. A bola vai direto a gol. Lucas Frigeri pega

23 – Paulo Henrique cruza. Raphael Alemão disputa pelo alto. Gabriel Pires cabeceia fraco e o goleiro pega

27 – Renato bate de fora da área. A bola sai à direita do gol

33 – Valdivia cobra falta para a área; Salinas escora. Renato finaliza na pequena área, mas Alisson sai do gol e defende

39 – Valdivia deixa Thales para trás e cruza rasteiro, da linha de fundo. Alisson pega antes da chegada de Renato

42 – Após contra-ataque. A bola fica com Gaston Rodriguez, que gira e chuta. Alisson pega

SEGUNDO TEMPO

2 – Mosquito recebe de Gabriel Pires e chuta de fora da área, mas muito torto.

5 – Fabrício cobra falta de longe e manda à esquerda do gol

8 – Jhony Douglas arrisca de fora da área e manda à direita do gol

10 – Jhony Douglas arremata de fora da área. A bola bate no travessão

16 – Renan Bressan cobra falta a gol e Lucas Frigeri defende no canto

23 – Fabrício ganha jogada na área e toca para Raphael Alemão, que cruza rasteiro. Thales se estica e toca para fora

24 – Renan Bressan recupera a bola perto da área e tenta por cobertura, mas erra o alvo

25 – Jonathan recebe dentro da área e chuta, mas acerta a rede pelo lado de fora

40 – Gol do Paraná. Jean Victor cobra escanteio. Fabrício escora pelo alto. Betão tenta afastar da pequena área, mas chuta a bola em cima de Salinas. A bola entra no canto direito

43 – Pedro Castro domina e bate de fora da área. Alisson pega

47 – Após bate-rebate na área. Valdivia finaliza com perigo, mas manda a bola à direita do gol