Valquir Aureliano

Mais uma vez, o Paraná perdeu sob o comando do técnico Rogério Micale. Mais uma vez, sofreu gol de fora da área. E ainda ajudou o rival a quebrar um jejum. Na noite desta terça-feira (1), o time levou 4 a 1 do Vitória, em plena Vila Capanema, pela 25ª rodada da Série B. O gol do time da casa saiu a três minutos do fim, quando a equipe baiana vencia por 3 a 0.

ATUAÇÕES: Veja quem jogou bem e jogou mal na derrota do Paraná

O Paraná começou a rodada em 14º lugar, com 29 pontos, à frente do Vitória (15º) apenas no número de vitórias. Após o jogo desta terça-feira, o time paranaense caiu para o 15º lugar. A distância que o separa da zona de rebaixamento é de 5 pontos – o Náutico, 17º, foi a 24.

JEJUM

O Vitória era a única equipe que não havia vencido fora de casa na Série B. Mas o Paraná Clube ajudou o adversário a quebrar esse jejum.

GOL

O Vitória abriu o placar num gol de falta, cobrada por Vico. Foi o 8º gol de fora da área que o Paraná sofreu na Série B, em 24 jogos. Mas foi apenas o primeiro gol de falta.

TÉCNICO

Micale assumiu a equipe há seis rodadas, em substituição a Allan All, demitido após uma derrota para o Cruzeiro. Na época, o Paraná estava em 7º lugar, mas amargava uma sequência ruim de resultados – apenas uma vitória em 9 jogos.

Nas cinco partidas anteriores com Micale no comando, o time empatou uma partida e sofreu quatro derrotas seguidas.

Após a partida, Micale não deu entrevista coletiva. 

TABELA

O Paraná volta a campo na próxima sexta-feira (4), às 21h30, quando enfrenta a Ponte Preta, em Campinas.

ESCALAÇÃO

Micale contava com os retornos do zagueiro Philipe Maia, do volante Higor Meritão e do ponta Gabriel Pires, recuperados da Covid-19. O goleiro Felipe, titular na última partida, foi mantido. O time entrou num 4-2-3-1. “Precisamos vencer. Estamos fazendo boas partidas. Sabe aquela máxima de ganhar de qualquer jeito? Não acredito nisso. Mas hoje precisamos ganhar”, disse o treinador.

PRIMEIRO TEMPO

O Paraná tentou jogar, mas esbarrava nos erros de passes e na marcação do Vitória. Tanto que Micale gritou do lado de fora: “carreguem mais a bola, senão não vai entrar”. Mas não teve jeito. Aos 21 minutos, o time levou o primeiro gol, numa cobrança de falta de Vico. Depois do gol, o time da casa tentou reagir, apostando em toques curtos, mas não conseguia penetrar na área; e arriscou pouco de longe. O time baiano se fechou e segurou a vantagem até o fim da etapa. “A fase não está das melhores. Qualquer erro que a gente tem está sendo penalizado com o gol”, disse o zagueiro Fabrício, para depois criar polêmica. “Arbitragem nordestina apitando jogo de time do Nordeste é difícil”, declarou.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, o Paraná voltou com o volante Luan, o ponta Andrey e o centroavante Leo Castro nos respectivos lugares de Higor Meritão, Wandson e Matheus Matias. O time mostrou algum entusiasmo, mas errava passes no ataque e não criava chances. Para piorar, o Vitória começou a ganhar campo.  Aos 23 minutos, Philipe Maia derrubou Léo Ceará na risca da área e o árbitro marcou pênalti – nas central do apito da TV, a ex-árbitra Nadine Bastos disse que a infração foi fora da área. O próprio Léo Ceará cobrou o pênalti e fez 2 a 0.

Em seguida ao gol, Micale trocou Renan Bressan por Vitinho no meio-de-campo. Aos 26 porém, Jean Victor tentou cortar um cruzamento e marcou um gol contra. Na última troca, Paulo Henrique deu lugar ao volante Kaio. O Vitória, com uma vantagem confortável, jogou para segurar o placar até o fim. Aos 42, Vitinho conseguiu descontar. Mas, aos 46, Leo Ceará fchou o placar em 4 a 1 para o Vitória.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Paraná somou 18 finalizações (5 certas), 55% de posse de bola, 85% de passes certos e 4 escanteios. O Vitória obteve 10 finalizações (5 certas), 45% de posse de bola, 83% de passes certos e 1 escanteio. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ 1 x 4 VITÓRIA

Paraná: Felipe; Paulo Henrique (Kaio), Philipe Maia, Fabrício e Jean Victor; Karl e Higor Meritão (Luan); Wandson (Andrey), Renan Bressan (Vitinho) e Thiago Alves; Matheus Matias (Leo Castro). Técnico. Rogério Micale
Vitória: Ronaldo; Van (Bocão), Wallace Reis (Matheus), João Victor e Leocovick; Guilherme Rend (Fernando Neto) e Matheus Frizzo; Lucas Cândido, Thiago Lopes (Mateusinho) e Vico; Léo Ceará. Técnico: Rodrigo Chagas
Gols: Vico (21-1º), Léo Ceará (24-2º), Jean Victor (contra, 26-2º), Vitinho (42-2º), Léo Ceará (47-2º)
Cartões amarelos: Higor Meritão, Jean Victor, Fabrício, Guilherme Rend, Philipe Maia, Leo Castro, Andrey, Thiago Alves
Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos (PE)
Local: Vila Capanema, terça-feira, às 21h30

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

12 – Falta para a área do Paraná. Após a cobrança, Vico escora. Thiago Lopes cabeceia fraco e o goleiro Filipe pega

13 – Leo Ceará arrisca de longe e manda por cima do gol

15 – Karl apanha sobra da defesa e bate de fora da área, mas manda longe do gol

21 – Gol do Vitória. Vico cobra falta e acerta o canto direito do goleiro

23 – Thiago Alves dribla um marcador e bate de fora da área. A bola sai à direita

29 – Karl ganha dividia no meio, avança e bate a gol. Ronaldo pega

32 – Paulo Henrique tenta o cruzamento de pé esquerdo. A bola sai rente à trave

37 – Renan Bressan recebe na meia-lua e bate por cima do gol

42 – Matheus Matias recebe de frente para o gol, fora da área, e chuta longe, por cima do travessão

46 – Renan Bressan cobra falta frontal e manda por cima do gol

SEGUNDO TEMPO

2 – Karl bate de longe. Ronaldo pega

4 – Leo Ceará recebe nas costas da defesa e bate forte. Filipe faz boa defesa

6 – Thiago Lopes bate falta de longe. Filipe pega

23 – Leo Ceará recebe na área e é derrubado por Philipe Maia. O árbitro marca pênalti

24 – Gol do Vitória. Léo Ceará cobra o pênalti no canto direito. O goleiro salta na bola, mas não alcança

26 – Gol do Vitória. Lucas Candido ganha de Paulo Henrique e cruza. Jean Victor, na pequena área, toca para dentro

32 – Andrey recebe na direita e bate a gol. Ronaldo faz boa defesa

33 – Leo Castro arrisca de fora da área e manda por cima do gol

36 – Bocão dribla Fabrício, vai à linha de fundo e cruza. Mateusinho finaliza na rede do lado de fora

42 – Gol do Paraná. Leo Castro é lançado pela esquerda e rola para trás. Vitinho finaliza de primeira, dentro da área, e acerta o canto esquerdo

47 – Gol do Vitória. Léo Ceará rola para Leocovick, que cruza da esquerda. Leo Ceará domina dentro da área e chuta no ângulo