Divulgação/Paraná Clube – Paraná x Ponte Preta no Estádio do Pinhão

O Paraná Clube terminou o Campeonato Brasileiro de Aspirantes com derrota. Nessa quinta-feira (dia 11), perdeu por 3 a 2 para a Ponte Preta, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. Com o resultado, ficou em oitavo e último lugar do Grupo A, com seis pontos (duas vitórias, nenhum empate e seis derrotas). Os quatro melhores de cada chave avançaram para a segunda fase.

A competição é voltada para os jogadores sub-23, mas toda equipe pode usar quatro atletas acima de 23 anos por partida. O Paraná vinha utilizando o Brasileirão de Aspirantes para dar mais experiência aos novatos e ritmo de jogo aos atletas pouco escalados por Matheus Costa na equipe principal.

Nessa terça-feira, o técnico Jorge Ferreira usou dois jogadores que já atuaram pelo elenco principal: o goleiro Alisson e o meia Gabriel Pires. Os gols do Paraná foram de Warley e Wilson Tamandaré.

A escalação da equipe foi Alisson; Kennidy, Willian, Vitão e Paulo Fales (Igor); Carlos, Lucas Schmidt (Wilson Tamandaré), Kriguer e Gabriel Pires (Gustavinho); Thiago Alves e Warley.

Clique aqui para ver a tabela da competição no site da CBF.

REGULAMENTO
O torneio reúne 16 clubes (escolhidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos. O Paraná Clube está no Grupo A, junto com Coritiba, Avaí, Bahia, Corinthians, Goiás, Grêmio e Santa Cruz. O Athletico ficou no Grupo B, com Ceará, Figueirense, Inter, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória.

Na primeira fase há um cruzamento entre os Grupos A e B, com cada equipe realizando oito jogos. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo. É a primeira vez que o Paraná disputa a competição.