A CBF vai sortear nesta sexta-feira (15) os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil. O futebol paranaense tem cinco clubes na competição: Atlético, Coritiba, Paraná Clube, Londrina e Cianorte. E o Paraná Clube pode reprisar um confronto que já decidiu título nacional, em 2000.

Colocado no pote B, o Paraná Clube vai enfrentar equipes do pote F. Neste pote está o São Caetano. Em 2000, os dois times disputaram a final do módulo amarelo da Copa João Havelange – o equivalente à Segunda Divisão Nacional em uma época na qual o futebol brasileiro era bem mais desorganizado. Na ocasião, os times empataram em 1 a 1 na Vila Capanema, no primeiro confronto. Na segunda partida, o Paraná venceu por 3 a 1, em São Paulo, e conquistou o título.

Atlético e Coritiba, por sua vez, estarão no pote A e vão duelar contra times do pote E.

O Londrina está no pote C e vai enfrentar times do pote G. Um deles é o Cianorte.

Das 91 equipes participantes, 80 conhecerão seus primeiros adversários. As outras 11 equipes acessam a competição diretamente nas Oitavas de Final: Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Vasco e Chapecoense (classificados para a Libertadores); Bahia (campeão da Copa do Nordeste 2017); Luverdense (campeão da Copa Verde 2017); e  América-MG (campeão da Série B).

O sorteio

No sorteio, os oitenta times classificados serão distribuídos em oito potes de 10 clubes cada, identificados de A a H. Na primeira fase, em jogo único, os integrantes do Grupo 1 (potes A, B, C e D) jogam fora de casa e com a vantagem do empate contra os do Grupo 2 (potes E, F, G e H). Dos 80, os dez clubes melhores posicionados no Ranking da CBF farão parte do Pote A; os dez seguintes, do Pote B; os próximos dez, do Pote C; e assim sucessivamente até se formar o Pote H.

Os confrontos serão entre clubes dos potes da seguinte maneira: A x E, B x F, C x G e D x H. Um pote com 10 bolas, numeradas de 1 a 10, definirá em qual das 10 chaves do Diagrama da Competição cada clube se posicionará. O mando de campo da Segunda Fase também será estabelecido no sorteio de sexta-feira (15). Através do Diagrama das Fases, o vencedor de cada grupo saberá previamente se atuará como mandante ou visitante na Fase 2.

 

Os oito potes

Pote A: Atlético-PR, Coritiba, Atlético-MG, Botafogo, Fluminense, Internacional, Ponte Preta, São Paulo, Sport e Vitória.

Pote B: Paraná, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Criciúma, Figueirense, Goiás, Joinville, Paysandu e Santa Cruz.

Pote C: Londrina, ABC, Boa Esporte, Bragantino, CRB, Juventude, Náutico, Oeste-SP, Sampaio Corrêa e Vila Nova-GO.

Pote D: América-RN, ASA-AL, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Cuiabá-MT, Ituano-SP, Rio Branco-AC, Remo e Salgueiro-PE.

Pote E: Aparecidense-GO, Atlético Acreano, Boa Vista-RR, Caldense-MG, Caxias-RS, Globo-RN, Madureira-RJ, Nacional-AM, Parnahyba-PB e Santos-AP.

Pote F: Altos-PI, Brusque-SC, Ceilândia-DF, Fluminense de Feira-BA, Itabaiana-SE, Novo Hamburgo-RS, São Caetano-SP, Sinop-MT, Treze-PB e URT-MG.

Pote G: Cianorte, Brasiliense-DF, Cordino-MA, Dom Bosco-MT, Independente-PA, Interporto-MT, Nova Iguaçu-RJ, Real Ariquemes-RO, São Raimundo-RR e Vitória da Conquista-BA.

Pote H: Aimoré-RS, Atlético-ES, Corumbaense-MS, Ferroviário-CE, Floresta-CE, Inter de Limeira-SP, Manaus-AM, Novoperário-MS, Uberlândia-MG e Tubarão-SC.