Clima

Paraná pode ter tempestades e ventos de até 80 km/h nesta terça-feira

Região Centro-Oeste do Paraná será a mais atingida, segundo o site Climatempo
Região Centro-Oeste do Paraná será a mais atingida, segundo o site Climatempo (Foto: Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná)

Tempestades e ventos de até 80 km/h poderão ser registrados nesta terça-feira (14) na região Centro-Oeste do Paraná, informa o site Climatempo. De acordo com o Simepar, o Rio Grande do Sul teve chuva forte na manhã desta segunda-feira (14) a a instabilidade está associada a presença de uma frente fria, que ao longo do dia avança em direção ao Paraná. Não choveu em nenhuma região paranaense na manhã deseta segunda-feira, mas a nebulosidade varia bastante em alguns setores. No Oeste e no Noroeste as temperaturas ficaram perto dos 30°C.

O Climatempo informou que a região Centro-Sul do Rio Grande do Sul deve registrar temporais sespecialmente na tarde desta segunda-feira. No Noroeste, Norte e Serra gaúcha os temporais se concentram entre o fim da manhã desta segunda e a noite desta terça-feira (14). Não se descarta o risco de tempestades severas, com granizo, chuva volumosa e rajadas de vento de até 120 km/h. Há potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, danos em construções e queda de galhos e árvores, que podem levar à interrupção da distribuição de energia elétrica.

A semana começou com tempo estável em Curitiba, apesar do céu permanecer com muitas nuvens ao longo do dia. A previsão era de máxima de 33ºC nesta tarde. Mas essa condição de alta temperatura não deve durar muito. Nesta terça (14), as marcas começam a cair e podem chegar até à máxima de apenas 12ºC na sexta-feira, quando a mínima prevista fica em 8ºC.

Podem ocorrer chuvas entre a quinta e a sexta. O sábado e o domingo podem ser mais frios. Essa alternância de temperaturas é típica da época. São os últimos dias do inverno, que termina no dia 22 de setembro (a quarta-feira da semana que vem). A primavera deve começar com temperaturas mais elevadas e com alguma chuva. Como a previsão é de longa data, ela pode sofrer alterações nos próximos dias. Ventos que transportam umidade do Amazonas influenciam as condições no Paraná, mas estes também podem sofrer infrluências de outros fatores no trajeto.