AEN

A Secretaria da Educação tem uma oferta variada de cursos profissionalizantes ligados ao agronegócio, setor responsável por cerca de 40% da economia paranaense. Um deles é o Curso Técnico em Agroindústria, disponível na modalidade subsequente no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Olegário Macedo, em Castro, no Campos Gerais.

De acordo com a diretora auxiliar do Ceep, Veronica do Espirito Santo Sokolowski, a agroindústria cumpre a função de agregar valor à produção agrícola e pecuária, ligando a agropecuária ao setor industrial. Ela acrescenta que o curso técnico em agroindústria foi estabelecido no Ceep Olegário Macedo devido à quantidade e proximidade de empresas deste setor em toda a região.

“Temos tanto alunos que já trabalham com agroindústria e procuram uma melhoria na carreira, quanto pessoas que vieram de fora e encontram uma vaga no setor. São estudantes que concluíram o ensino médio e procuram uma colocação e, também, pessoas que voltaram a estudar”, explica Veronica.

A unidade é equipada com laboratórios e materiais para atividades práticas nas áreas de laticínios, vegetais e carnes, além de salas de aula para o conteúdo teórico. “Começamos o curso com uma apresentação do Ceep, a equipe, os laboratórios e as instalações. O aluno que não conhece o setor se impressiona com os equipamentos disponíveis e suas utilizações. Para alguns é um choque ver o investimento realizado, e notamos que eles levam o curso muito mais a sério já a partir da primeira semana”, destaca o coordenador do curso, Kleber Marcos Zerbielli.

Desde 2011, foram investidos cerca de R$ 250 mil em cerca de 50 equipamentos para o Ceep, incluindo defumador com desidratador, embaladeira a vácuo, freezer, moedor, ilha expositora, câmara fria, esterilizador de facas, trituradores, prensas, desidratador, descascador, e butirômetros – utilizado para avaliar a gordura do leite –, entre outros.

ESTUDANTES – O curso é gratuito, tem duração de um ano e meio e está disponível para qualquer pessoa com ensino médio completo. Novas turmas são formadas a cada seis meses, com um mínimo de 35 alunos matriculados.

Samanta Lorelay Bohman, 24 anos, trabalhou em vendas após concluir o ensino médio e nunca havia se imaginado no setor de agronegócios. “Me inscrevi por recomendação de uma amiga que tinha feito o curso e adorado. É uma experiência completa, você cresce pessoalmente e profissionalmente. Comecei a fazer o estágio na área de laticínios e fui efetivada. Recomendo o curso para todo mundo”. Ela está cursando o terceiro semestre e que termina o curso em julho.

Simone Gomes, 41 anos, é colega de classe de Samanta e tem muitos planos. “Pretendo empreender, abrir um negócio próprio no futuro. Já estou trabalhando com laticínios e de olho no mercado de alimentação saudável”. Ela é graduada em Recursos Humanos, mas sempre se interessou pelo ramo de alimentos. “Mesmo na faculdade já vendia lanches. Mas este curso é muito bom, abriu muito minhas opções. O material, as instalações, tudo impressiona”, afirma.

Ao concluir o curso o aluno recebe o certificado de técnico em Agroindústria, estando apto a trabalhar no processamento de alimentos nas áreas de laticínios, grãos, cereais e carnes, e no beneficiamento de frutas e hortaliças; em programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial; em programas de manutenção de equipamentos; em sistemas de controle de qualidade; na distribuição e comercialização de produtos.

Os Interessados devem procurar o estabelecimento de ensino diretamente. Novas inscrições estão previstas para junho. Conheça mais detalhes sobre o Ceep de Castro e os cursos noSITE da instituição. Contatos pelo e-mail http://[email protected]

O Curso Técnico em Agroindústria também está disponível no Ceep do Sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão.

CASTRO – No Ceep Olegário Macedo estudam cerca de 500 alunos. Além do Curso Técnico em Agroindústria, estão disponíveis os cursos técnicos em Meio Ambiente subsequente, e em Agropecuária subsequente e integrado. Cursos subsequentes são ofertados para quem concluiu o ensino médio, enquanto o curso integrado está disponível para quem concluiu o ensino fundamental e deseja fazer o ensino médio em conjunto com o ensino profissionalizante.

NO PARANÁ – Os cursos profissionalizantes da rede estadual são oferecidos em 350 instituições de ensino de 184 municípios paranaenses. Confira AQUI os cursos disponíveis em casa unidade.

“Temos uma ampla oferta de cursos profissionalizantes na rede estadual, ofertados gratuitamente para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter uma formação profissional de qualidade, sem custos, e ampliar as possibilidades de emprego e renda”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira.