BPMOA e GOST

Paraná realiza treinamento de busca e salvamento de pessoas em ambiente de montanha

(Foto: Divulgação)

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), realizaram treinamento conjunto de busca e salvamento de pessoas em ambiente de montanha. A capacitação ocorreu na última quinta-feira (30), na Serra do Mar e nas proximidades do Morro Anhangava, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Todo o exercício foi desenvolvido para localizar e resgatar as vítimas simuladas. Foram utilizadas tecnologias com combinações de câmera termal e zoom com imagens de alta definição e estabilidade, superando obstáculos e permitindo maior agilidade nas buscas na montanha.

A utilização da tecnologia associada à ação humana por meio das equipes especializadas possibilitou localizar todas as vítimas simuladas em ambiente de montanha de dia e à noite.

Os treinamentos foram praticados por bombeiros militares do GOST e montanhistas do COSMO, que estavam em campo, coordenando a ação em conjunto com os Operadores de drone do BPMOA. Também foi utilizado o drone Matrice 300, adquirido através de convênio entre o Instituto Água e Terra e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.