Noventa e um profissionais inscritos no Programa Mais Médicos foram selecionados para 27 municípios do Paraná neste primeiro mês de inscrições, aponta lista divulgada nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. A cidade que receberá o maior número de profissionais é Curitiba, com 21 médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, 51 dos médicos estão em municípios de maior vulnerabilidade social do interior e 40 na periferia de capital e região metropolitana.

O número de contratados, porém, ainda está longe do ideal. Em todo o Brasil, a demanda apontada foi de 15.460 médicos em 3.511 municípios. No Paraná, era apontada a necessidade da contratação de 969 profissionais, mas apenas 91 foram escolhidos neste primeiro mês do programa. Assim, apenas 9% do total de profissionais que foram solicitados pelos 286 municípios que aderiram ao programa serão contratados. O Ministério da Saúde já informou que fará novas seleções até que toda a demanda dos estados seja atendida.

Em todo o Brasil, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.

Curitiba

Em Curitiba, os 21 médicos do programa Mais Médicos serão distribuídos em 17 unidades de saúde da periferia da capital, informou a Prefeitura nesta sexta-feira (2).

De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Poli, embora os médicos de Curitiba tenham boa remuneração, há uma dificuldade constante em fixar médicos nas regiões de periferia da cidade em que há maior crescimento populacional e grande demanda para o SUS.

Poli disse que outros entraves são a estrutura antiga de algumas unidades de saúde da capital, que têm plantas da década de 70, a localização mais afastada ou em regiões violentas.

Curitiba havia solicitado 22 médicos nesta primeira etapa do programa e foi atendida com 21. O município irá arcar com despesas de moradia e alimentação destes profissionais.

Confira os municípios que receberão médicos:

Município – Nº de médicos

CURITIBA – 21
MARECHAL CANDIDO RONDON – 6
SARANDI – 5
GUAIRA – 7
ALMIRANTE TAMANDARE – 5
CAMBE – 2
COLOMBO – 3
LONDRINA – 7
CAMPO LARGO – 3
SAO MIGUEL DO IGUACU – 5
ARAPONGAS – 4
IBIPORA – 1
GUARAPUAVA – 2
ROLANDIA – 1
CERRO AZUL – 1
PIRAQUARA – 2
MARINGA – 6
BARRACAO – 1
ARAUCARIA – 1
PAICANDU – 1
CAPANEMA – 1
ANGULO – 1
DOUTOR ULYSSES – 1
PATO BRAGADO – 1
NOVA LARANJEIRAS – 1
BOM JESUS DO SUL – 1
PEROLA D’OESTE – 1
TOTAL: 91